Em reunião com comitiva gaúcha na tarde de terça-feira, 10 de fevereiro, o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, determinou prazo até 16 de março para que seja concluído o processo de federalização do trecho gaúcho da RSC-470. Neste período, o inventário com o levantamento de patrimônio da rodovia será concluído e publicado no Diário Oficial.

Além do prefeito de Nova Araçá, Aícaro Ferrari, que preside a Amesne, participaram políticos como a senadora Ana Amélia Lemos e o deputado Ronaldo Santini e o ex-presidente do CICS Serra que é um dos principais articuladores da federalização da 470, Ademar Petry. A devolução do trecho para a União é importante para viabilizar a conclusão do asfaltamento e o planejamento da duplicação da RSC-470.

O processo de federalização da rodovia foi iniciado com a publicação de portaria em 1º de agosto de 2013, mas o texto exigia que inventário com o levantamento de patrimônio fosse entregue pelo Governo do Estado ao Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit). O diretor-geral interino do Dnit, Adailton Dias, garantiu que até o dia 16 de março o inventário estará finalizado e será publicado no Diário Oficial.

Na reunião, agendada pela CICS Serra, as lideranças destacaram que a estrada federal é especialmente importante para a Serra Gaúcha. Com a federalização, a expectativa é conseguir recursos para concluir o asfalto e planejar a duplicação, de forma a estimular o desenvolvimento do Estado.