Após uma rodada de conversas com o Governo do RS na segunda-feira, 8 de junho, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) espera retomar com o Gauchão a partir da segunda quinzena de julho. O encontro foi realizado com o presidente da FGF, Luciano Hocsmann e com o secretário de Esporte e Lazer do RS, Francisco Vargas. Um novo encontro com o governador Eduardo Leite deverá ser realizado para os últimos ajustes.

Paralisado desde o dia 15 de março, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Campeonato Gaúcho estava na terceira rodada do segundo turno. A ideia da FGF é retornar os jogos com portões fechados, respeitando os protocolos de segurança e prevenção a Covid-19.

Dos 12 clubes que integram a elite do futebol gaúcho, quatro já retornaram às atividades. Grêmio, Internacional, São José e da Serra o Caxias. Todos treinam de forma limitada seguindo as diretrizes de saúde. Juventude pretende retornar em breve, após a realização de testes no grupo de jogadores.

O Clube Esportivo segue com os treinamentos suspensos até que haja uma oficialização sobre a data de retorno do Gauchão por parte da FGF.