A proposta do prefeito Claiton Gonçalves (PDT) é de realizar testes na população em situação de vulnerabilidade social, profissionais da saúde e comércio

Após comprar oito mil testes rápidos para detectar a infecção pelo novo coronavírus, a prefeitura de Farroupilha aguarda a chegada do material para iniciar o processo na população em situação de vulnerabilidade social, profissionais da saúde e integrantes do comércio. O material comprado de uma empresa de Minas Gerais deve chegar daqui a 10 dias.

Segundo o prefeito Claiton Gonçalves, a aplicação ocorrerá em 10% da população, o que poderá apresentar um retrato da situação da doença em Farroupilha. Com os dados em mãos, o município, segundo Gonçalves, poderá tomar decisões mais precisas em relação ao vírus.

Os testes que vão chegar em Farroupilha ficam prontos em até 20 minutos e são realizados através da coleta de sangue e poderão indicar se o paciente está contaminado, se o vírus está em atividade no organismo ou se a pessoa já superou a doença e possui anticorpos. O recurso utilizado na compra dos testes rápidos é oriundo de uma verba de R$ 1,3 milhão, provenientes do Ministério da Saúde para o enfrentamento do pandemia.