20Líder isolado no Gaúcho e diante do Planalto, a equipe de Bento Gonçalves também entra em campo com time feminino


O início das decisões para os times do Campeonato Gaúcho de Rugby XV será apenas no último fim de semana deste mês. Antes disso, porém, o Farrapos Rugby Clube, já confirmado na próxima fase, fecha a etapa de grupos em casa na tarde desábado, 19, contra o Planalto Rugby, clube que ainda não venceu na temporada.

A vitória pode configurar mais um ano de campanha perfeita para o time de Bento Gonçalves. Até o momento, foram cinco vitórias em cinco jogos. O saldo positivo do Farrapos está em 324 — para fins de comparação, o segundo melhor time neste quesito é o Charrua Rugby, com 158. O triunfo é provável, já que a equipe visitante de Passo Fundo é a lanterna por não ter conquistado nenhum ponto.

A partida que fecha a primeira fase do Campeonato Gaúcho de Rugby XV acontece às 15h no Estádio da Montanha. A entrada para assistir a Farrapos e Planalto é gratuita.

Situação no torneio

Além de já ter assegurada a ponta da tabela de classificação da primeira fase, a equipe de Bento Gonçalves já tem conhecimento sobre o adversário da próxima fase. Isso acontece devido ao já configurado posicionamento de boa parte das equipes.

Na semifinal do Campeonato Gaúcho o Farrapos enfrentará o San Diego, de Porto Alegre — contra o qual disputou a decisão do estadual da temporada passada. Atualmente, até o início da rodada derradeira, o alviverde tem 25 pontos, diante dos 11 conquistados pela equipe da Capital Gaúcha. Desta forma, a partida será realizada em Bento Gonçalves.

O confronto da outra chave também está confirmado. Charrua Rugby e Serra Gaúcha Rugby se enfrentarão na semifinal, porém, primeiro, jogam nesta tarde para definir quem terá o mando de campo na semifinal. A vantagem é do time de Porto Alegre que tem um ponto a mais.

As datas dos jogos eliminatórios estão pré-definidos desde o início da competição. As semifinais serão disputaras em 26 de maio com mando dos melhores colocados. A grande final será em 16 de junho.

Time feminino estreia em 2018 em jogos amistosos

Antes do duelo do Campeonato Gaúcho de Rugby XV, haverá partidas preliminares. Dentre elas, ocorre o retorno aos jogos por parte do time feminino do Farrapos. As atletas praticam a modalidade Sevens e se preparam para o Circuito Gaúcho de Rugby Sevens (CGR 7’s).

As jogadoras do time de Bento Gonçalves já entraram em campo em uma oportunidade, entretanto foi em uma atividade com o Universitário Rugby Santa Maria. Desta forma, será a primeira grande ação do time, fora os treinamentos, em 2018.

De acordo com a manager do Farrapos, Isamara Buhl, o amistoso com o Planalto pode potencializar a equipe que conta com novas atletas. “Novas meninas entraram no clube, então vamos testar entrosamento e condicionamento físico. Amistoso é um meio de testarmos as estratégias e colocarmos em prática o que treinamos”, afirma.

O CGR 7’s terá cinco etapas ao longo do segundo semestre. “É mais uma oportunidade de colocarmos em prática o que aprendemos nos treinos e o resultado do campeonato é a recompensa para o nosso empenho”, projeta Isamara. O Farrapos ainda não definiu se atuará apenas em etapas pontuais.