No Estádio da Montanha, equipe já garantida na primeira posição de forma antecipada enfrenta o San Diego, de Porto Alegre


Na tarde de hoje, 25, o Farrapos Rugby Clube se despede, como mandante, da fase de grupos do Super 16 — o Campeonato Brasileiro de Rugby XV. A equipe enfrentará o já eliminado San Diego no Estádio da Montanha apenas para cumprir tabela e seguir projetando os confrontos das quartas de final do torneio.

Invicto e com a segunda melhor campanha geral do Super 16, o time de Bento Gonçalves não poderá ser alcançado por nenhuma das outras três equipes que fazem parte do Grupo D. Desta forma, as próximas duas apresentações — a de hoje contra o San Diego e a da próxima semana diante do Charrua, em Porto Alegre — servirão apenas para ampliar a excelente campanha a fim de garantir os mandos de campo nas próximas fases do campeonato nacional.
A vitória com resultado elástico sobre a equipe de Porto Alegre pode ser importante para diminuir a diferença de pontos para o líder geral, o Curitiba Rugby, que neste cenário seria mandante de uma eventual final. A equipe paranaense tem os mesmos 20 pontos do Farrapos, porém é detentora do melhor ataque e da melhor defesa.

Devido ao espelhamento descrito no regulamento, as duas equipes já haviam se enfrentado na segunda rodada do Super 16. Na ocasião, na capital do Rio Grande do Sul, o Farrapos venceu o San Diego pelo placar de 45×20.

Farrapos e San Diego jogam nesta tarde no Estádio da Montanha, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto inicia às 15h e é gratuito ao público.

Briga dura pelo vice

O outro jogo do Grupo D nesta penúltima rodada da primeira fase do Super 16 tem confronto direto pelo segundo lugar e a consequente classificação direta para as quartas de final. Em Florianópolis, o Desterro recebe o porto-alegrense Charrua e disputam pontos importantes.

Apenas um ponto separa as duas equipes na classificação, com vantagem para os catarinenses, com 10 conquistados. Aquele que ficar com melhor pontuação garante a vice-liderança do Grupo D e enfrentará o líder do Grupo C (provavelmente o Curitiba Rugby). Já o terceiro passará pela repescagem, com a missão de bater o segundo do Grupo C (por enquanto, o SPAC).