O último sábado de outubro (29.10) teve jogos decisivos para os gaúchos em diferentes campeonatos. No Brasileiro de Rugby XV – 1ª Divisão, o Farrapos conquistou a sua melhor colocação em um campeonato da elite brasileira. Apesar de perder para o Niteroi por 21×17 no Rio de Janeiro, os bento – gonçalvenses ficaram na quarta colocação. Já pela Copa RS teve disputa pelo 5º lugar. Melhor para o San Diego, que derrotou o Centauros por 36×20.

Melhor posição no Super 8
Jogando no Rio de Janeiro, o Farrapos não se intimidou por estar na casa do adversário e olargou na frente, com os gaúchos anotando o primeiro try. Com um outro try, o marcador foi ampliado para 10×0. A vantagem foi aumentada com um try convertido: 17×0.

No segundo tempo, no entanto, o Niteroi voltou mais ofensivo, na busca de um resultado positivo para continuar na elite nacional. E conseguiu. Com três tries convertidos, os niteroienses reverteram o placar negativo., fechando em 21×17.
Com a diferença de menos de sete pontos de diferença, o Farrapos conquistou um ponto extra, finalizando o Super 8 com 33 pontos. A derrota do Pasteur para o Desterro por 26 x 24 em Santa Catarina deixou os gaúchos com o quarto lugar, o melhor da equipe desde que subiu para a primeira divisão.

O Niteroi ficou na penúltima colocação e disputa a repescagem. O título do Super 8 será decidido entre Desterro e Curitiba.

San Diego é quinto na Copa RS
Na competição estadual, a disputa entre San Diego e Centauros foi pelo quinto lugar da Copa RS. Assim como no jogo de ida, a equipe porto-alegrense levou a melhor, e dessa vez, com maior vantagem. O San Diego derrotou o Centauros por 36×20. Na primeira partida, o San Diego já tinha vencido por 27×20.

Confira os resultados desse sábado (29.10):

Super 8 – última rodada
Niteroi 21 x 17 Farrapos

Copa RS
Disputa de 5° e 6° Lugares
San Diego Rugby Club 36 x 20 Centauros Rugby Clube

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 2 de outubro de 2016.