Aulas vão começar em março e curso terá duração de 10 semestres

A partir de março de 2022 uma novidade deve mudar os estudos na área da saúde em Bento Gonçalves: a primeira turma do curso de odontologia da Faculdade Ftec, o único da Capital do Vinho. Se antes os estudantes que almejavam ser dentistas precisavam sair de seus lares ou se deslocarem diariamente para estudar, agora podem ter suporte para formação profissional perto de casa.

Segundo o professor e coordenador do curso, Sandro Grasselli, nos últimos anos, a economia de Bento está tendo crescimento constante e isso atrai as pessoas. “Elas vêm para cá buscando emprego, saúde, educação e uma melhor qualidade de vida. Consequentemente, ocorre aumento no número da população de Bento. Hoje, temos aproximadamente 120 mil habitantes, dentre eles, jovens. Muitos buscam o ensino superior, principalmente a área da saúde, como: odontologia, medicina, fisioterapia, psicologia, enfermagem, farmácia, entre outros”, destaca.

De acordo com análise realizada pela instituição, a procura por odontologia é muito grande e a Capital do Vinho está rodeada por outras cidades em crescimento. “Como Garibaldi, Carlos Barbosa, Veranópolis, Farroupilha, Nova Prata, Nova Bassano, Paraí, Cotiporã, Pinto Bandeira, Monte Belo, entre outras. A gente vê que propicia a esses jovens buscar o curso aqui, caso contrário eles têm que ir para cidades mais distantes. Ocorre um tempo maior de deslocamento, ou sair de suas residências e morar em outras cidades, gerando grande despesa financeira e desgastes. Se pensou justamente o curso para cá para abranger as regiões dos Vinhedos e do Basalto, entregando facilidade”, explica.

O objetivo da faculdade é desenvolver profissionais de excelência. “Temos montado equipamentos novos com a mais alta tecnologia, usaremos materiais modernos para contemplar a contemporaneidade existente. Contamos com um corpo docente com uma vasta experiência, com titulação de mestrado, doutorado e vivência na clínica odontológica, proporcionando melhor troca de experiência entre o acadêmico e seu professor”, reconhece Grasselli.

A psicóloga e pró-reitora acadêmica do grupo Uniftec, Debora Frizzo, afirma que esse curso de é a primeira oferta na área da saúde da Ftec de Bento. “Uma área que queremos entrar fortemente em 2022, já estamos em seguida com o curso de enfermagem que será lançado também. Odontologia é muito importante porque é o primeiro, para atendermos a população, e pretendemos trazer essa formação para que as pessoas não precisem mais sair da cidade”, reitera.

Na manhã de terça-feira, 25 de janeiro, o lançamento do curso contou com a presença da secretária de Saúde do município, Tatiane Misturini Fiorio, que realçou que essa é uma demanda local. “Temos certeza que a comunidade de Bento Gonçalves merece e tinha o desejo de ter essa possibilidade, e ficará imensamente agradecida pela possibilidade de realizar o curso em uma cidade mais perto de sua residência. Isso vai ampliar futuramente nossa oferta, a disponibilidade de atendimento e serviços em toda nossa rede”, reconheceu.

O fundador e reitor do Grupo Uniftec, Claudio Meneguzzi Júnior, em seu discurso, ressaltou que é um momento de muita satisfação. “Temos um carinho grande pela comunidade, nascemos em uma pequena escola, e sempre sentimos um acolhimento forte. Às vezes as pessoas falam que a tecnologia vai substituir a mão de obra, que vamos ficar desempregados. Só vai ficar quem não tiver conhecimento”, assegurou.

O diretor executivo do grupo Uniftec, Mauricio de Barros, também frisou a importância da Capital do Vinho como um centro universitário. “Quando a gente fala em Bento Gonçalves e região, falamos de mais de 300 mil habitantes. Aqui não temos só uma situação de riqueza do ponto de vista econômico, mas cultural, empreendedor e histórico”, exaltou.

O Bacharelado em Odontologia da FTEC de Bento Gonçalves terá duração de 10 semestres, com aulas diurnas e noturnas e disciplinas teóricas e práticas, estágios e atividades de extensão na comunidade. Em seu processo pedagógico, o curso apresenta como diferencial uma estrutura distribuída em eixos temáticos.