Destaque para o crescimento em mercados como o Reino Unido, Estados Unidos e Arábia Saudita

Com desempenho superior à indústria de móveis do RS e do Brasil como um todo, o polo moveleiro de Bento Gonçalves apresentou um crescimento de 10,7% em suas exportações em 2019, em comparação ao ano anterior. Conforme dados levantados junto ao Ministério da Economia / Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), as empresas locais exportaram um total de US$ 47 milhões no ano passado. O mercado externo representa aproximadamente 5% do total do faturamento do polo, que é composto por 300 empresas de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.

As exportações vêm num crescente no polo moveleiro nos últimos quatro anos, passando de US$ 34 milhões em 2016 para os valores atuais. Houve um crescimento exponencial em mercados como Reino Unido (+113%) e Estados Unidos (+135%), mas também o alcance de novos mercados, como a Arábia Saudita, que agora representa o 6º principal destino dos móveis exportado pelo polo.

O diretor Internacional do Sindmóveis, Leonardo Dartora, salienta que a Arábia Saudita, sendo a maior economia do Oriente Médio, tem se dedicado a uma maior abertura de seus mercados e surgido como um destino expoente para o polo moveleiro de Bento Gonçalves. “Isso é fruto de um trabalho de análise e diversificação de mercados conduzido pelo Sindmóveis com apoio de seu Comitê Internacional e que reflete no posicionamento das empresas moveleiras”, analisa.

No que tange a 2020, os desafios ainda são grandes, mas a expectativa é que seja o melhor ano para a indústria moveleira desde 2013.  Há de se considerar um crescimento econômico maior em 2020, além da continuidade na elevação das exportações e importantes eventos do setor que devem aquecer o mercado, como a Movelsul Brasil, de 16 a 19 de março, em Bento Gonçalves. O foco da feira, que chega a sua 22ª edição, é a atração de visitantes qualificados e a promoção de ações especiais para potencializar a geração de negócios tanto no mercado interno quanto externo.

Dez principais destinos das exportações de móveis do polo

1º Uruguai
2º Estados Unidos
3º Chile
4º Colômbia
5º Peru
6º Arábia Saudita
7º Reino Unido
8º México
9º Paraguai
10º Panamá

Fonte: Ascom Sindmóveis
Foto: Jéferson Soldi / Divulgação