A 11ª Exposição de Gado Leiteiro, Máquinas e Produtos, a Expoclara, realizada pela Cooperativa Santa Clara, fechou suas porteiras no final da tarde deste domingo, 6 de maio, com as expectativas iniciais superadas. Durante quatro dias de evento mais de 36 mil visitantes conferiram o melhor do rebanho leiteiro dos associados no Parque da Fenachamp, em Garibaldi.

A exposição contou com 229 animais das raças Jersey e Holandês. Além deles, participaram 108 expositores de máquinas e equipamentos. A Expoclara oportunizou ainda mais de R$ 4,5 milhões em negócios aos seus expositores e produtores associados.

O diretor da 11ª Expoclara, José Dotta, agradeceu o empenho de todos para que a feira fosse um sucesso. “O tempo colaborou e os resultados vieram em virtude do trabalho conjunto”. Ele complementou ainda que a exposição é um espaço para a troca de informações entre os associados e uma oportunidade de conhecer novas tecnologias, destinadas à cadeia produtiva do leite.

Julgamento do Gado Leiteiro

As grandes campeãs desfilaram para o público na tarde deste domingo. Na Raça Jersey, a Grande Campeã foi C. Santa Clara PZ 20253 Tequila, a Reservada C. Santa Clara PZ 20396 On Time e a 3ª Melhor Vaca da exposição C. Santa Clara PZ 3407 Region, todas de propriedade do associado Paulo Ricardo Zanette, de Cotiporã.

A Raça Holandesa teve como Grande Campeã a vaca C. Santa Clara Leticia 25619 Negreska SID, a 3ª melhor Vaca com C. Santa Clara Letícia 28318 Negrita G W Atwood, ambas de Beatriz e Eloi Gallina, de Carlos Barbosa. Os associados Adelberto Althaus e Filhos, de Carlos Barbosa, ficou com a Reservada de categoria C. Santa Clara A. Althaus 23982 Enamorada Bolton.

Novidades

A exposição contou com diversas novidades que atraíram o público. No Espaço Plantando o Bem o público conheceu o projeto desenvolvido pela Cooperativa nas escolas localizadas em 12 municípios da região de abrangência da Santa Clara, com o objetivo de estimular uma alimentação saudável.

No espaço dedicado às palestras técnicas passaram mais de 2.500 pessoas, provenientes de 62 excursões das regiões de atuação da Cooperativa. Outra novidade foi o Balcão de Negócios, que intermediou a venda de animais expostos entre produtores e compradores.

Expoclara Cultural

A música gaúcha foi uma das atrações da Expoclara Cultural. No sábado, 05 de maio, centenas de pessoas prestigiaram o show de Thomas Machado, vencedor do The Voice Kids, com a participação de Laura Dalmás na música “Tocando em frente”. O cantor mirim embalou o público com os principais clássicos gaúchos, entre eles Tordilho Negro, Menino da Porteira, Canto Alegrense, e ainda o sucesso sertanejo Dona Maria.

Neste domingo, 06 de maio, os visitantes acompanharam a apresentação de João Luiz Corrêa e Grupo Camperismo. Após, o público se divertiu com o show do Guri de Uruguaiana e seus causos gaúchos contados com o bom humor peculiar do personagem.

A Expoclara Cultural contou ainda com a valorização dos talentos locais, com apresentações musicais de artistas da região. Durante a exposição, 3.300 alunos das escolas de Carlos Barbosa, Garibaldi e Barão acompanharam as peças teatrais Histórias das Porteiras “O livro dos Contos” e “Uma aventura urbana”.

A Expoclara Cultural conta com o patrocínio da Cooperativa Santa Clara, financiamento do Governo do Estado – Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura.