A ExpoBento abre amanhã, 8 de junho, em Bento Gonçalves, demonstrando grandeza. Até o próximo dia 18, o Parque de Eventos apresentará um panorama da capacidade econômica da cidade, com seus mais de 450 expositores das áreas da indústria, comércio e serviços. Não por acaso ostenta o título de “maior feira multissetorial do país”: esses empreendedores mostrarão cerca de 30 mil produtos. As possibilidades são tão amplas que o visitante pode sair de lá com um carro ou um vestido de noiva, um imóvel ou uma peça qualquer de vestuário, itens de agroindústria ou bijuterias. Ou pode ir para a ExpoBento apenas para curtir uma das mais de 80 apresentações artísticas – música, teatro, dança, humor -, entre elas o show de Maiara e Maraísa no dia 12, ou, ainda, para desfrutar do espaço gastronômico.

Neste ano, a ExpoBento espera receber 200 mil visitantes nos seus 11 dias de programação, público que deve movimentar cifras na ordem de R$ 40 milhões. Além dos números que ajudam a expressar seu tamanho, a 27ª edição deve ser lembrada como a ExpoBento da superação. Mesmo diante de um cenário econômico ainda incerto, a feira conseguiu a façanha de crescer 6% em área comercializada, uma demonstração de sua importância para a economia da cidade. “A ExpoBento é uma feira para todos os públicos, mas acima de tudo é um encontro de negócios. Os empresários sabem que a consolidação da ExpoBento é convidativa para expor, pois as chances de comercialização são muito grandes, e eles têm confiança para investir aqui mesmo diante da crise”, argumenta o diretor de comercialização, José Zortea.

Além de aquecer a economia da cidade, a ExpoBento se transforma numa central de empregos durante as semanas que envolvem a feira. Estima-se que, contando os períodos de montagem e desmontagem, além dos dias de realização da feira, a ExpoBento gere 2,5 mil empregos diretos e indiretos. “É um período do ano muito bom para Bento Gonçalves, a ExpoBento consegue não apenas injetar recursos na nossa economia, mas também injeta ânimo para o empresariado seguir adiante”, diz Laudir Piccoli, presidente do CIC, entidade promotora da feira.

Entre as novidades desta edição, a ExpoBento traz a feira voltada ao mercado de casamentos Quer Casar Comigo? Entre os dias 10 e 13 de junho, de cerimonialistas a buffets, de estilistas/alfaiates a agências de viagens, passando por fotógrafos e salões de beleza, mostrarão seus serviços no Pavilhão F. Na programação, uma palestra com a jornalista Gabi Chanas, do blog noivas.com, dias 11 e 12, desfiles de vestidos de noiva e de trajes para noivos, workshop sobre cortes e penteados e talk-show com fotógrafos.

Outra atração simultânea é o Salão Fenavinho. De 15 a 18 de junho, também no Pavilhão F, os 50 anos da festa serão lembrados com exposição de vestidos das soberanas, filme sobre cada edição da Fenavinho e cantorias e jogos típicos dos imigrantes italianos. Já os amantes da gastronomia têm lugar cativo no Buona Forchetta, espaço com winebar e degustações variadas, além do Food Truck Destemperados e aulas com chefs da região e de fora do Estado. A ExpoBento também terá o tradicional MotoSerra, entre os dias 16 e 18 de junho, no Pavilhão E, os já conhecidos Salão do Imóvel e Salão Automotivo, o Espaço Kids, desfiles de moda, praça gastronômica e produtos de vinícolas e agroindústria.

Confira a programação completa em expobento.com.br

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 7 de junho.