A cada edição a ExpoBento se renova, trazendo inovações para surpreender expositores e visitantes. O lançamento da ExpoBento 2015, realizado na noite desta sexta-feira, 24 de outubro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, antecipou o que cerca de 200 mil pessoas terão o privilégio de ver de 4 a 14 de junho, quando ocorre a 25ª edição da maior feira multissetorial do país. Com a temática de Bento Gonçalves, a feira vai viajar pela Capital Brasileira do Vinho, levando os visitantes a fazerem uma viagem pelo tempo.

O presidente da ExpoBento 2015, Laudir Miguel Piccoli, destacou a relação da feira com a cidade. “Em 2015 nossa cidade comemora um aniversário muito especial e a ExpoBento vai junto com ela. Ao longo deste um século e um quarto, Bento Gonçalves contou com a feira que leva seu nome por 25 anos. Ano que vem chegamos a 25ª edição desta fantástica feira, que encontra, sim, em seu passado os motivos para sua continuidade”, ressaltou. Piccoli disse, ainda, que a feira valoriza uma história, mas tem os pés no futuro. “Vivemos uma nova economia e precisamos, junto com os expositores, unir esforços para construir um ambiente de negócios cada vez melhor”, disse.

A campanha da feira foi apresentada pelo diretor de Marketing, Rafael Fantin, que evidenciou o apelo cultural e turístico da cidade, passando a fazer parte da feira. “Fortalecendo essa relação que existe há 25 anos estamos agregando valor ao evento, à cidade e região. Os milhares de turistas que chegam neste período na nossa cidade terão um motivo a mais para sair daqui encantados com o que verão. A ExpoBento reunirá o charme da cidade com o bom vinho e a gastronomia e, ainda, com opções de compra para toda a família”, afirmou.

Quanto ao layout da feira, a aposta é na consolidação de mudanças praticadas na última edição com a alteração do sentido dos corredores, inovação que em 2015 chegará à área do vestuário e de acessórios. O projeto arquitetônico, desenvolvido pelo assessor industrial, Felipe Trucolo, traz elementos que facilmente identificarão a cidade de Bento Gonçalves. “Já no acesso principal teremos uma releitura de um dos ícones da cidade que é a Pipa Pórtico, remetendo ao setor vitivinícola. Ao avançar pelos corredores, os visitantes vão poder reconhecer e fazer relações com a cidade”, explicou o arquiteto.

Na área central da feira o público encontrará a Bento Gonçalves do início do século passado, adaptada aos estandes das vinícolas. O cenário trará características arquitetônicas dos prédios que formavam a região central da cidade no período, incluindo uma réplica da intendência municipal, hoje prefeitura. Ainda neste espaço, a feira promoverá o encontro do antigo com o novo, por meio de um palco de apresentações e desfiles com a manutenção do telão led utilizado na última edição.

Os demais espaços, como a Gastronomia e Variedades, também terão em seus elementos de composição a ideia dos casarios de moradia e do comércio da época da colonização italiana e sua evolução através dos tempos, marcando definitivamente a ExpoBento 2015 como a edição que levou Bento Gonçalves para todos os ambientes do evento.

O presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), Leonardo Giordani, destacou que é uma alegria conhecer o trabalho que será desenvolvido e o grande sucesso que a feira terá. “Sei da importância dessa feira para o CIC e para o município e conseguimos criar uma cultura onde desejamos o êxito do próximo dentro da ExpoBento. O expositor e o visitante são as razões de existir da feira e temos uma grande responsabilidade pela frente”, enfatiza.

O prefeito Guilherme Pasin afirmou que a lançamento de Feira é sempre algo fascinante. “O que temos de novidades para a próxima edição é algo que nos palpita. Esse tema, mais que uma homenagem ao município, é um resgate da nossa história e poder mostrar as belas coisas de nosso cotidiano”, salientou.

Lançamento de mais uma ExpoBento é sempre algo fascinante. O que temos de novidade para a próxima edição é algo que nos palpita. Essa é uma feira especial, diferente. É um ano especial, dos 125 anos de Bento, 25 edições de ExpoBento e 100 anos de atividades do CIC. Esse tema, mais que uma homenagem ao município, é um resgate da nossa história e mostrar as coisa belas de nosso cotidiano.

A noite de lançamento encerrou com a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Caminhos de Pedra e com um jantar regado a vinhos e espumantes elaborados na cidade.

A ExpoBento 2015, promovida pelo CIC/BG, vive agora o momento de comercialização. Interessados em adquirir espaços devem entrar em contato pelo telefone (54) 2105.1966 ou diretamente com José Carlos Zortéa pelo (54) 9139.2951. A ExpoBento 2015 acontecerá de 4 a 14 de junho no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A expectativa é de atrair um público de cerca de 200 mil pessoas em 11 dias de feira.

Clique aqui e confira a galeria de imagens do evento.