Um novo exame promete diferenciar pacientes com depressão daqueles com transtorno bipolar. O teste é desenvolvido por cientistas britânicos da Universidade de Cambridge. As duas doenças geralmente são difíceis de serem diferenciadas por especialistas porque muitas vezes alguns sintomas são semelhantes.

De acordo com os resultados do estudo, a amostra de sangue é capaz de diagnosticar até 30% dos casos. Uma das vantagens do teste é que ele vai poder agilizar o tratamento mais adequado.

Os especialistas dizem que o transtorno bipolar atinge 1% da população. São cerca de 80 milhões de pessoas no mundo com o distúrbio. Segundo os pesquisadores, perto de 40% dos pacientes não são diagnosticados corretamente porque é muito comum que os sintomas sejam confundidos com depressão.

A pesquisa foi realizada a partir de dados de um estudo anterior, feito no Reino Unido entre 2018 e 2020.

A proposta era identificar o transtorno bipolar em pessoas diagnosticadas com depressão nos cinco anos anteriores. Depois, mais de três mil voluntários participaram de uma avaliação online sobre saúde mental.

Após analisarem as respostas, os especialistas selecionaram mil pessoas para enviar uma amostra de sangue, obtida a partir de uma picada no dedo. Eles concluíram que as informações fornecidas pelo teste melhoraram de forma significativa os diagnósticos de bipolaridade.

A pesquisa ainda precisa passar outras etapas antes que o exame possa ser usado clinicamente.