Um dos principais nomes que vinha sendo cotado a disputar a prefeitura de Caxias do Sul nas eleições de outubro, o ex-governador José Ivo Sartori, que também já foi prefeito da cidade, anunciou, na manhã desta quarta-feira, 7 de fevereiro, que não será candidato. A decisão pegou muita gente de surpresa, já que movimentos do MDB local indicavam a possibilidade do experiente político encarar o desafio.

O anúncio foi publicado nas redes sociais de Sartori. Até então, ex-governador mantinha silêncio sobre seus passos futuros e do próprio partido. Sempre que indagado, ele não confirmava, mas também não apresentava negativas.

No documento assinado por Sartori, o político agradeceu as manifestações de apoio recebido durante todo o processo. Segundo ele, “fazer política mudou bastante” e segundo ele, nesse cenário “cabe um papel mais de parceiro e colaborador”, disse.

A decisão começa a desenhar o cenário político do maior município da Serra Gaúcha. Agora, movimentos e reuniões devem aumentar, visando buscar o MBD para compor alguma chapa no pleito que se avizinha.

Nota Oficial

Desde que comecei a participar das mobilizações do MDB pelo interior do Estado, meu nome passou a ser cogitado como candidato a prefeito de Caxias do Sul. Tenho recebido muitas demonstrações de apoio e carinho nesse sentido, o que me deixa grato pela jornada que construímos. Por sinal, esse caminho começou justamente em Caxias, quando me elegi vereador em 1976 – numa trajetória que depois me fez deputado, duas vezes prefeito e governador do Estado. Lá já se vão 48 anos de vida pública, em que procurei agir com diálogo e simplicidade.

Neste novo momento da política e da minha própria vida, quero seguir colaborando – mas não mais como candidato. Confesso que a forma como aprendi a fazer política mudou bastante e, aos quase 76 anos de idade, me cabe um papel mais de parceiro e colaborador.  

Creio que cumpri minha trajetória com seriedade e ética. Agora é hora de renovar e dar oportunidade a outras lideranças – e o MDB tem opções capacitadas e repletas de energia para liderar esse processo. Portanto, informo que não serei candidato a prefeito de Caxias do Sul. Agradeço a todos. E seguirei contribuindo na construção política e social, como já tenho feito nos últimos meses, desde que o interesse principal seja uma Caxias melhor para todos.

Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini