O grupo NÓSxNÓS realiza sábado, 16, a segunda edição da Confraternização da CENT’s, evento que reunirá skatistas em um dos principais pontos públicos de Bento Gonçalves. A pista voltada para a modalidade, localizada na Praça Centenário, sediará competições, ações de entretenimento e, ainda, receberá doações de brinquedos e alimentos para serem entregues a crianças carentes do município.

Este será o segundo encontro dos skatistas da cidade. Em 2016, a Confraternização da CENT’s conseguiu reunir um grande número de atletas e também espectadores. De acordo com o skatista e organizador do encontro, Dávide Jr. de Paula, a primeira edição foi agradável para quem foi. “Foi muito positivo. Arrecadamos inúmeros brinquedos e alimentos para doação, tivemos um campeonato de qualidade e quem apareceu naquela tarde de muito sol para prestigiar o evento também afirmou ter aproveitado bastante”, afirma.

Para a edição deste ano, serão disputadas quatro categorias no torneio: Amador, Iniciante, Feminino e Best Trick – no último, qualquer inscrito pode disputar. Por ter diversas divisões, a Confraternização tende a abranger um público participante bastante vasto.

Segundo Dávide, o caráter democrático do evento é um reflexo do perfil do skate e seus praticantes. “É uma modalidade que abraça a todos e todas, somos muito unidos muito por conta das repressões e situação de marginalização que sofremos”. Ele ainda destaca a boa rivalidade que persiste entre os competidores: “É difícil observar um campeonato da modalidade em que haja torcida contra alguém. Obviamente que todos querem ganhar, mas um torcendo pelo outro para acertar a manobra, deixar o espetáculo bonito e que ganhe quem se der melhor no dia”, acrescenta.

Local da disputa

Assim como na edição passada, a organização do evento fez reformas na pista. A fim de melhorar a estrutura física do espaço para o torneio, de forma geral, os skatistas utilizam mão de obra e investimentos próprios. “Foi também por isso que surgiu a Confraternização. Tentamos manter a pista em condição para que quem gosta do skate possa andar. Reformamos os buracos e pintamos o espaço para dar uma boa condição de uso”, explica.

A expectativa da organização do encontro é reunir participantes da Serra Gaúcha e de Porto Alegre. A segunda edição da Confraternização da CENT’s inicia às 13h30min. Além da competição entre os skatistas, haverá um sistema de som organizado pelo DJ Nesca, para ambientação do espaço para o público. A inscrição para competir custa R$ 10.

Foto: André Scarmin, Divulgação