A Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU) começou a instalação de placas educativas do projeto “Eu Jogo Limpo com Bento”. A finalidade é conscientizar motoristas e pedestres para cumprirem as regras de trânsito, no que diz respeito ao estacionamento de veículos e a travessia de pedestres. A expectativa é de atingir um público de 50 mil pessoas com a campanha. A atividade faz parte da Semana Municipal do Trânsito, que começou nesta sexta-feira, 18 de setembro, e se estende até o dia 25.

Na primeira fase, serão 15 unidades, sendo as primeiras quatro foram instaladas na quinta-feira, 17. Na rua General Osório, em frente aos Correios e Telégrafos, elas alertam os motoristas para o estacionamento proibido. Já na Via del Vino, a sinalização chama a atenção da população para a utilização correta da faixa de pedestre. Outras 11 unidades serão instaladas nas ruas Julio de Castilhos (INSS), Ramiro Barcelos (Colégio Aparecida) Treze de Maio (shopping L’America), Marechal Deodoro (Igreja Santo Antonio) e Marechal Floriano (Banrisul e Itaú) e nas avenidas Planalto (hotel Viverone) e Herny Hugo Dreher (hotel Dall’Onder).

O secretário Mauro Moro destaca que o projeto busca a conscientização da sociedade para o cumprimento das leis de trânsito, o que pode evitar acidentes. “Estamos em um momento muito importante para o futuro de nossa sociedade, onde temos de definir o que buscamos, onde pretendemos chegar, mas principalmente o que queremos como seres humanos, assim nossa meta é atingir e agir nas “causas” dos problemas e não somenteagir nos efeitos e resultados; A prevenção e o Plano de Ação mais econômico e começa com a Educação direcionada para cada ator que vive o trânsito no dia-a-dia de nossa cidade”, afirma.

Outras ações também serão realizadas durante toda a Semana do Trânsito, como a colocação de placas “Nunca tranque o cruzamento” em 12 locais de semáforos, conscientização de motoristas do transporte coletivo e funcionários da Embrapa Uva e Vinho, e capacitação e reciclagem dos agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), entre outras.