Um estudo encomendado pelo Ministério da Saúde para analisar a possibilidade de uma terceira dose da vacina CoronaVac em pessoas que já foram imunizadas há mais de seis meses teve início nesta segunda-feira, 16, em Salvador e São Paulo. Em cada cidade, 600 pessoas serão recrutadas para receberem a dose de reforço dos imunizantes utilizados no Brasil para combater o novo coronavírus.

Além do imunizante produzido pelo Instituto Butantan, a pesquisa vai avaliar a eficácia de uma terceira dose das vacinas da AstraZeneca, Pfizer e Jannsen. Para isso, os voluntários serão divididos em quatro grupos, onde serão vacinados. Com duração de um mês, o estudo vai avaliar também se é possível misturar as vacinas hoje disponibilizadas para imunização contra a doença.

Os resultados devem ser utilizados em uma futura diretriz que será lançada pelo Ministério da Saúde, caso haja necessidade de revacinação daqueles que tomaram a CoronaVac. Trabalhos internacionais já sugerem uma redução do nível de anticorpos de quem tomou a vacina da Sinovac após seis meses. Países como  Chile e Uruguai já estão aplicando a terceira dose nessas pessoas.