Questionário direcionado pelo Comdica tem 19 perguntas e foi aplicado para 482 estudantes de 10 a 17 anos em escolas de Bento Gonçalves

Depois de um 2020 com as crianças em casa, aulas remotas e mínimo acesso às escolas, o retorno no Ano Novo é esperança de alunos, professores e pais. Como mais um instrumento de preparação para esta nova fase, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Condica) elaborou o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Bento Gonçalves.

Um questionário com 19 perguntas foi feito para 482 estudantes de 10 a 17 anos, das escolas Mestre Santa Bárbara, Sagrado Coração de Jesus, Cenecista, Alfredo Aveline, Lóris Antônio Pasquali Reali, Medianeira, Santa Helena, Bom Retiro, Cecília Meireles, Edigio Fabris, Visconde do Bom Retiro, Princesa Isabel, Anselmo Luigi Piccoli, Imaculada Conceição, José Farina, Amaro Bittencourt, Noely Clemente de Rossi, Aurelo Frare e Fenavinho.

As perguntas realizadas não são apenas à estrutura e ao convívio escolar, mas também sobre o uso dos benefícios concedidos pelo município, como atividades culturais e no bairro, além de questões pessoais, sobre planos para o futuro.

Educação de referência

A secretária de Educação do município, Adriane Zorzi, afirma que a pesquisa realizada pelo Comdica esclarece as necessidades e anseios da comunidade escolar de todas as redes de ensino do município. “A partir deste levantamento, as redes terão subsídios, informações que auxiliarão no planejamento das ações buscando as melhorias desejadas”, salienta.

Além disso, uma das requisições dos estudantes na pesquisa foi para a melhora no método de ensino, convivência, comprometimento e infraestrutura. Sobre isso, a secretária explica que já estão sendo desenvolvidas diversas melhorias de infraestrutura e ampliação de escolas. “Precisamos nos aprofundar melhor nos itens para ver o que é necessário colocar em prática. Temos uma educação que é referência no Idese (Índice de Desenvolvimento Socioeconômico), sendo o segundo Município acima de 100 mil habitantes. Temos profissionais qualificados, espaços modernos. Vivemos um novo momento na educação e isso será levado em conta para realização do nosso trabalho”, garante.

Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bento Gonçalves