Quando a jornada de trabalho termina, você está livre para ir à academia, passear com os filhos ou até fazer umas comprinhas. Mas sabemos que nem sempre é assim. Geralmente, o cansaço é tão grande que tudo o que a gente quer é chegar em casa e se jogar no sofá. Saiba que esse esgotamento é sinal de que, entre outros fatores, o seu ambiente profissional não está saudável.

Durante o dia, corpo e mente podem ser muito maltratados. O físico acaba permanecendo na mesma posição por muito tempo, bem como é obrigado a fazer movimentos repetitivos e, às vezes, a ir além das próprias forças, por mais que o organismo peça repouso. Já no campo intelectual, recebemos tanta informação que o cérebro fica sobrecarregado.

E é essa rotina que desencadeia um desastroso efeito dominó: situações de desconforto no trabalho causam stress e irritabilidade, os quais tensionam os músculos, resultando em dores de cabeça e nas costas, além de desânimo e fadiga. Com isso, você não dorme bem e, no dia seguinte, chega exausta no serviço.

Ficamos cansados só de imaginar esse ritmo de vida, não é? Mas tudo o que você precisa para se livrar desse mal-estar é prestar mais atenção na sua saúde durante o trabalho e atividades domésticas. Confira a seguir as nossas dicas.

As suas atribuições se adaptam a você?

Sempre que se sentir obrigado a forçar o seu corpo para cumprir uma atividade, pare: alguma coisa está errada! “São os instrumentos e as condições de trabalho que devem se adaptar às necessidades do homem (incluindo sua altura, peso e sexo), e não o contrário”, define Katia Pereira, fisioterapeuta especializada em ergonomia.

Pense em um exemplo prático: quem fica em frente a um balcão muito alto deve se esticar constantemente para alcançá-lo. Assim, será necessário diminuir a altura do balcão ou colocar uma plataforma no chão, de modo que o seu corpo não precise se encaixar no móvel.

É a empresa que deve se responsabilizar por proporcionar esses benefícios, seguindo as normas regulamentadas pelo Ministério do Trabalho. “Isso porque um funcionário que trabalha com conforto produz mais e melhor”, conclui a expert.

Serviços domésticos também exigem cuidados

As atividades do lar demandam tanta atenção quanto qualquer outro trabalho. Desse modo, a regra número um para quem limpa a casa também é evitar esforços. “Ao realizar uma tarefa, temos o costume de ir além do nosso limite”, acredita Katia.

Portanto, ao torcer a roupa, por exemplo, tente não fazer o movimento até atingir o seu grau máximo de esforço. Em vez de se esticar para pegar algo no alto de uma prateleira, utilize uma escada.

Também é importante atentar-se à postura. Na hora de passar a roupa, a tábua deve estar posicionada de maneira que o seu braço faça um ângulo de 90 graus. Tanques e pias, por sua vez, não podem ser muito baixos.

“Se as adaptações não forem possíveis, tente reorganizar as tarefas; assim, você evita ficar na mesma posição por um longo período. Ou seja, é melhor lavar a roupa três vezes por semana do que de uma vez só”, finaliza Katia.

Fonte: portalvital.com.br