Inicialmente, saiba que existem equipamentos liberados pela Anvisa capazes de melhorar a capacidade do seu corpo em reparar tecidos como pele, músculos, gordura, etc. Por isso, saiba que os tratamentos de embelezamento, buscando melhorar a autoestima, podem ser feitos de modo cirúrgico ou, também, sem cortes, sem anestesia e sem lhe afastar do trabalho. Vou me deter em informar a respeito dos tratamentos sem corte.

Atualmente a principal modificação do conceito de Rejuvenescimento foi à mudança de foco do bidimensional, aquele baseado em rugas, linhas e sulcos, para o conceito de Rejuvenescimento Tridimensional, o qual passa a ver a face como um todo.

Embelezar uma face significa buscar o equilíbrio de um conjunto de linhas imaginárias que se correlacionam entre si, de modo a tornar mais evidentes as partes mais belas que cada um de nós possui. Entenda que nada na face é visto de forma isolada, pois não vemos um nariz, por exemplo, vemos sim uma face com a imagem gráfica de cada uma de suas estruturas se relacionando entre si, dando como resultado a sua expressão facial, a qual deve necessariamente ser mantida o mais natural.

No Rejuvenescimento ou embelezamento Tridimensional você pode buscar, entre outros alvos de melhoria estética, os seguintes pontos:

Bochechas com melhor definição (pode ser obtidas recuperando elasticidade tecidual local) e base da face fina, faz com que, naturalmente, os olhares busquem esta região de nossas faces, mantendo a naturalidade da expressão facial através do equilíbrio de relação entre partes diferentes da face.

Olhos bem definidos e com abertura natural pode ser obtido aumentando a formação de colágeno nas pálpebras, bem como recuperando tônus muscular local. Os olhos grandes são apreciados justamente porque sinalizam juventude, porém não podem ser vistos de forma separada do restante da face, sob pena de perderem a naturalidade da aparência.

Pescoço estreito, com menos volume, valoriza sua altura e gera melhor definição do ângulo da mandíbula, além de tornar o terço inferior da face mais estreita. Também a papada, quando reduzida, melhora a definição do queixo, estrutura fundamental para equilibrar o aspecto visual do nariz e da boca, a qual terá seu desenho melhor definido. Assim, o desenho do pescoço e base da face é fundamental para a aparência rejuvenescida, criando um desenho de face similar ao V da jovialidade. Esta melhora do desenho do pescoço ainda pode ter como “efeito colateral benéfico” a redução do ronco e apneia do sono, os quais acontecem, entre outras causas, por alteração no tônus muscular desta área.

No envelhecimento natural temos mudança de brilho e coloração da pele, flacidez, manchas, rugas, queda de tecidos (especialmente na região dos olhos e cantos da boca), alteração de volumes, que podem acontecer por redistribuição da gordura, atrofia muscular, reabsorção óssea e retração gengival (desequilíbrios de ordem odontológica), etc.

Portanto, os tratamentos sem cortes de rejuvenescimento tridimensional buscam melhorar o equilíbrio destas alterações, ou seja, com a indução de reparo da pele e músculos, bem como melhorar o equilíbrio de volumes relacionados com alteração de gordura, reabsorção óssea e flacidez tecidual. Para maiores informações busque um profissional da saúde, que pode ser médico, dentista, biomédico, fisioterapeuta, etc.

 

Dr. Cezar de Moura