Já está a caminho do Brasil e deve chegar a Guarulhos, São Paulo, no final da tarde desta sexta-feira, 22, às 17h40min, o voo da companhia aérea Emirates que partiu de Mumbai, na Índia, trazendo a bordo 2 milhões de doces da vacina AstraZeneca/Oxford, contra o coronavírus.. O imunizante é fabricado pelo Instituto Serum, indiano.

De São Paulo e depois dos procedimentos alfandegários a carga será levada bara o Galeão, no Rio de Janeiro, onde vai ser entregue às autoridades de saúde – Instituto Fiocruz – para procedimentos como verificação de possíveis danos, conferência e posterior distribuição aos estados.

Nas primeiras horas de sábado, 23, serão feitos os testes de qualidade e segurança, além da etiquetagem das caixas com informações em português. Ainda na tarde deste sábado começa a distribuição para todos os estados, que será feita pelo Ministério da Saúde, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

A vacina é a Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, que no Brasil tem parceria com a Fiocruz. É para este lote que vem da Índia que a Anvisa autorizou no domingo passado, 17, o uso emergencial.

Foto: Francis Mascarenhas/Reuters