Em palestra realiza em congresso, governador apresentou potencial do RS para receber investimentos

Na manhã desta quarta-feira, 14 de junho, o governador Eduardo Leite fez uma palestra no 3º Congresso Anual de Hidrogênio para América Latina e Caribe, realizado no Rio de Janeiro. No encontro, ele apresentou os potenciais do Rio Grande do Sul para receber investimentos em hidrogênio verde.

Para a plateia de investidores, ele ressaltou o trabalho de preparação feito pelo governo para viabilizar o funcionamento de plantas do combustível no Estado. E destacou, principalmente, as questões geográficas e o papel do hidrogênio verde e das energias renováveis no mapa estratégico da gestão estadual. “O Rio Grande do Sul está pronto para receber investimentos. Somos o único Estado do Brasil com um estudo de viabilidade pronto, elaborado pela consultoria McKinsey”, disse.

E ainda acrescentou: “Temos compromisso com o avanço das energias renováveis e com a descarbonização. O Rio Grande do Sul é o melhor lugar para esses investimentos também pelo seu qualificado capital humano e pelo comprometimento do governo do Estado com a sustentabilidade”.

Leite disse que o RS é o único Estado brasileiro que possui um estudo de viabilidade para uma planta de hidrogênio verde – Foto: Grégori Bertó/Secom

Após a palestra, Leite participou de conversas com investidores e se reuniu com representantes da Mitsubishi Power e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discutir possíveis parcerias.

O que é o hidrogênio verde?

O hidrogênio verde é uma forma de produção de hidrogênio que utiliza energia renovável para obtê-lo através da eletrólise da água, um processo de decomposição que acontece a partir da passagem de uma corrente elétrica por ela. Ele não envolve a emissão de gases poluentes, ou seja, é uma opção sustentável e ambientalmente amigável para a geração de combustíveis.

Essa maneira de conseguir hidrogênio verde, conforme indica uma pesquisa da Agência Internacional de Energia (AIE), pouparia cerca de 830 milhões de toneladas de CO2 ao ano. A produção de hidrogênio verde envolve a utilização de eletricidade gerada por fontes renováveis, entre elas, a solar, apontada como uma das principais formas de gerar a própria energia na atualidade.