O Rio Grande do Sul já recebeu 18 pacientes vindos de Rondônia (Porto Velho), que chegaram no fim de janeiro, e 17 do Amazonas, Manaus, que desembarcaram na segunda-feira desta semana

Mais 15 pacientes Covid-19 provenientes de Manaus chegaram ao Rio Grande do Sul na noite desta terça-feira, 2 de fevereiro, trazidos por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) adaptado com equipamentos que garantem a estabilidade e segurança deles. Desta vez, pousaram no município de Santa Maria, com destino ao Hospital Regional. Na segunda-feira, dia 1º, outros 17 chegaram em Porto Alegre para tratamento.

Os novos pacientes serão mantidos isolados até mesmo de outras pessoas que contraíram o coronavírus. Eles ocuparão leitos clínicos, porém, caso algum apresente piora no quadro e precise de internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), poderá ser encaminhado ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). São oito homens e sete mulheres.

“Estamos tendo a oportunidade de devolver todo o amor e carinho que o país teve com Santa Maria quando passamos pelo incêndio da Kiss, há oito anos. Agora, de forma extremamente organizada, estamos garantindo atendimento aos pacientes de Manaus, sem descuidar daqueles que seguem em tratamento em Santa Maria e na região. Agradecemos aos trabalhadores da saúde pela ajuda imediata”, disse o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom.

“Este é um trabalho conjunto entre secretarias de Saúde dos Estados e municípios, do Ministério da Saúde e de empresas privadas. Somos todos parceiros pelo bem dessas pessoas transferidas. Esse é um momento de não medir esforços para dar o melhor acolhimento possível aos amazonenses”, explicou o secretário da Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas.

De acordo com o diretor técnico do Hospital Regional de Santa Maria, Mery Martins Neto, esta operação é mais complexa do que as que acorreram em Porto Alegre. O hospital abriu seis portas de entrada para as ambulâncias, no intuito de acomodar os pacientes o mais rápido possível. Martins disse que a equipe hospitalar está colocando todo o seu conhecimento e sua solidariedade neste trabalho. “Todos os colaboradores do Hospital Regional estão envolvidos e comprometidos com essa operação”, salientou.

Foto: Mauro Nascimento/Palácio Piratini