A chegada de novas doses da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan ao Rio Grande do Sul vai possibilitar a ampliação da aplicação das vacinas na população idosa e quilombola do estado. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), no domingo, 21. Com isso, cerca de 34% das pessoas com 69 anos e idosos de 70, 71 e 72 anos, poderão receber a primeira dose do imunizante.

Nesta segunda-feira, 22, as mais de 322 mil vacinas que foram enviadas no sábado pelo Ministério da Saúde começam a ser distribuídas às coordenadorias regionais de saúde. A ampliação da faixa etária foi definida no domingo, 21, durante reunião com gestores municipais e membros da SES. Com isso, 100% dos idosos de 70, 71 e 72 anos e população quilombola deverão ser imunizadas. O restante das doses deverá ser destinada a cerca de 34% da população com 69 anos. A expectativa é de que nesta semana, mais lotes do imunizante cheguem ao estado, aumentando a cobertura do grupo prioritário.

Conforme a secretária da Saúde, Arita Bergmann, a meta é distribuir as vacinas até o meio-dia de terça-feira, 23. “Todas as coordenarias regionais já estarão com as vacinas e eu peço celeridade dos municípios na aplicação, até com forças-tarefa, pois temos que correr para ampliar o número de pessoas vacinadas no Estado”, afira.

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini / Arquivo