O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, participou na manhã desta quarta-feira, 18 de março, de uma reunião na sede da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), em Porto Alegre, para tratar da construção do novo presídio regional. Segundo o prefeito, o encontro serviu para definir as próximas etapas a serem executadas pelo Governo do Estado e pelo município para viabilizar o inicio da obra. Uma nova reunião está marcada para o dia 25 de março, em Bento Gonçalves. “Iremos reunir todo o setor da construção civil, ocasião em que a superintendente da Susepe irá apresentar o modelo de negócio e o projeto do presídio”, informa.

Na oportunidade, o Governo do Estado também deverá apresentar um plano de ação contemplando as fases de execução do processo. Uma das alternativas em estudo é a locação de ativos – uma forma de se viabilizar infraestruturas públicas que consiste em delegar ao particular a sua construção e posterior locação com a finalidade de garantir a amortização dos investimentos e do lucro projetado.

Conforme a superintendente da Susepe, Marli Ane Stock, o governador José Ivo Sartori determinou prioridade para a solução da construção da nova casa prisional em Bento. “O meu compromisso e de nosso Governo é que não iremos medir esforços para construir o presídio de Bento Gonçalves”, afirmou. Participaram da reunião também o prefeito de Bento Gonçalves, o secretário municipal de Gestão Integrada de Mobilidade Urbana, Mauro Moro, o secretário geral de Governo, Enio De Paris, o vereador Moises Scussel e o deputado Estadual Alexandre Postal.