ESTACIONAMENTOS ESPECIAIS
Duvido que haja um único motorista que não saiba que existem estacionamentos destinados a idosos, gestantes e deficientes, determinados pela LEGISLAÇÃO FEDERAL e que há multas consideráveis a quem não respeita. Resta, porém, saber o porquê a fiscalização é precária nas ruas e inexistentes em shoppings, por exemplo. Alguém sabe a razão da impunidade? O interessante é que a Resolução do Contran (que tem força de lei) determina como devem ser regulamentados os estacionamentos especiais. Por que, então, os municípios não cumprem o estabelecido?

ESTÁ BEM CLARO!
A Resolução nº 302, de 18/12/2008, não deixa dúvidas quanto às áreas de estacionamento regulamentado. São elas, conforme artº 2º: I) Pontos de táxis; II) Deficientes físicos; III) Vagas de Idosos; IV) Carga e Descarga; V) Vagas de Ambulâncias; VI) Áreas de estacionamento pago (vagas rotativas); VII) Áreas de estacionamentos breves (até 30 minutos, com pisca-alerta ligado e que NÃO É exclusividade de farmácias ou qualquer outro); VIII) Áreas de viaturas policiais, devidamente IDENTIFICADAS (caracterizadas), limitada às testadas das instituições de segurança. E há, ainda, o seguinte: Art. 4º. Não serão regulamentadas as áreas de estacionamento específico previstas no art. 2º, incisos II, IV, V e VIII desta Resolução quando a edificação dispuser de área de estacionamento interna e/ou não atender ao disposto no art. 93 do CTB.

ALIÁS, CLARÍSSIMO!
como se pode constatar facilmente, há muitos estacionamentos totalmente irregulares em Bento (não vou falar de outros municípios, onde também existem). A colocação pura e simples de uma placa de estacionamento não significa que está “tudo certo”. A Resolução 302 DEVE SER OBEDECIDA. E, obviamente, FISCALIZADA. Mas, as “privatizações” de estacionamentos e vagas, em Bento, beiram a insanidade. Qualquer um se julga no direito de pintar o meio-fio de amarelo. Fora do previsto na resolução, é IRREGULAR, e, portanto, você pode estacionar. Caso seja multado, recorra.

E O QUE DIZER DOS QUEBRA-MOLAS?
Pois é, a esmagadora maioria deles são irregulares, ou melhor, são ILEGAIS. Há que se seguir as determinações da Resolução nº 600, de 04 de maio de 2016. Para que se saiba, as “ondulações” (leia-se quebra-molas) só podem ser instaladas depois de ESTUDO TÉCNICO elaborado e assinado por engenheiro devidamente habilitado. Há dois tipos, o A (quando a velocidade máxima deve ser reduzida a 30 km/h) e B (velocidade de 20 km/h). Mas, há normas. A ondulação tipo A deve ter: largura da pista; comprimento de 3 m e 70 cm; altura de 8 a 10 cm. A tipo B, largura da pista; comprimento de 1 m e 50 cm e altura de 6 a 8 cm. Você conhece algum deles que obedeça a essas normas? Duvido! E quantos aos tachões refletivos que são instaladas transversalmente nas ruas, são totalmente ILEGAIS. Será que essa gente não lê a legislação? Putz!!!

E O CASO DETRAN?
Dia desses um amigo me perguntou a quantas andava o CASO DETRAN. Todos devem estar lembrados que, durante o governo de Yeda Crusius (PSDB) explodiu corrupção no órgão, superior a 45 milhões de reais (corrigido já deve ter ultrapassado 100 milhões). Pois é, eu não soube responder. E perguntou-me, também, sobre o caso da DINHEIRAMA enterrada no quintal de uma casa na praia. As coisas, no Brasil, são assim. A imprensa divulga esses problemas intensamente. Depois, como por magia, eles somem das pautas. Assim como alguns casos aqui, em Bento Gonçalves, que muita gente está esperando o desfecho. Voltarei ao assunto.

RETROSPECTIVA?
Todos os meios de comunicação estão fazendo suas retrospectivas. Certamente, pouco de bom há para ser lembrado, não? As ladroagens, corrupções, banditismos, assaltos a bancos, assassinatos, roubos a pedestres, acidentes de trânsito com vítimas e muitas coisas do gênero povoaram as páginas policiais e de “economia” de alguns, durante o ano todo. As eleições ainda apresentaram a reeleição de várias figurinhas carimbadas que deveriam ter sido extirpadas do cenário político brasileiro. Muito bandidos que foram flagrados por gravações, delações, denúncias, malas de dinheiro, apartamento forrados de dinheiro continuaram leves, livres e soltos, sem que a população consciente recebesse explicações plausíveis. Mas, a eleição de Bolsonaro trouxe muitas esperanças. Oremos, unidos, para que algo mude no Brasil, de uma vez por todas.

ÚLTIMAS

Primeira:
Constatam-se sérios problemas de daltonia em alguns pedestres que atravessam ruas com semáforos a eles destinados, no centro de Bento Gonçalves;

Segunda:
Ou será que é descaso, desleixo, falta de respeito, coisas do gênero? Onde não há semáforos muitos entendem que é sempre sua vez. Educar resolve? Aposto que não;

Terceira:
Há casos em que os carros param para travessia de pedestres e outros, que estão a dezenas de metros de distância, decidem que têm prioridade. Dane-se o fluxo do trânsito;

Quarta:
Perceberam como existem placas de sinalização inúteis em Bento Gonçalves? Algumas pessoas me perguntaram para que serve as placas de “proibido parar e estacionar” colocadas na rua Humaitá. Alguém sabe?

Quinta:
Há muita gente esperançosa de que o zigue-zague na rua Ramiro Barcelos será resolvido em 2019. A esperança é a ultima que morre, não?

Sexta:
Começa nova temporada de verão e as coisas não mudam. Já estão no litoral 575 guarda-vidas e outros 352 se juntarão a eles. O Corpo de Bombeiros Militar é quem os envia;

Sétima:
O restante do Estado ficara desfalcado de todos eles, correndo os riscos que se pode bem imaginar. Mas, os inconsequentes que estão nas praias terão, GRATUITAMENTE, a proteção deles;

Oitava:
O mínimo que se poderia esperar é que todos aqueles que utilizarem os serviços dos guarda-vidas pagassem por eles. Afinal, o atendimento é individual, específico, não?

Nona:
O ano está chegando ao fim. A Coluna agradece a todos os seus leitores pelo prestígio concedido. Muito obrigado e que tenham todos um 2019 bem melhor do que 2018. Até o ano que vem!