Em comunicado divulgado na quinta-feira, 6 de maio, o Clube Esportivo, de Bento Gonçalves, confirmou sua participação na série D do Brasileirão 2021. O anúncio ocorre após a busca de patrocinadores que devem garantir a situação financeira do clube controlada. Além da confirmação, o Tivo apresentou a equipe técnica que terá a reponsabilidade de construir o elenco. Rogério Zimmermann, retorna à Montanha dos Vinhedos após uma rápida passagem na etapa final do Gauchão, que levou o Esportivo à Divisão de Acesso no ano que vem.

Gustavo Papa, que treinou o time após a saída de Zimmermann, volta para ser auxiliar técnico. O time terá como preparador físico João Beschorner e o preparador de goleiros Antônio  Castilhos.

Conforme a diretoria do clube, a formação do plantel será conduzida, em conjunto, pelo departamento de futebol e pela comissão técnica. A ideia é avaliar o grupo de atletas que disputou o Gauchão e buscar novas opções no mercado para compor o elenco.

O Esportivo está no grupo 8 da Série D, junto com Caxias, Aimóré, Marcílio Dias-SC, Joinville-SC, Juventus-SC, Cascavel-PR e Rio Branco-PR. A estreia alviazul no campeonato deve ocorrer no final de semana dos dias 5 e 6 de junho, em Paranaguá-PR, contra o Rio Branco.