Terminou agora a pouco no Estádio da Montanha dos Vinhedos o Campeonato Gaúcho de Futebol – Divisão de Acesso. O Esportivo, sonhava com o título, o quarto na sua história e chegou a estar perto quando saiu na frente no placar. Porém, viu o Ypiranga, empatar e no minuto final virar o jogo para 2 a 1 e ficar com o título.

O Esportivo que precisava vencer por pelo menos um gol de diferença, começou o jogo pressionando. Logo aos quatro minutos, a bola na área sobrou para Gullithy, que tocou na saída do goleiro Deivity: 1 a 0 Alviazul. O segundo gol poderia ter vindo três minutos depois com Cortes, mas o pé salvador de Marcão apareceu para evitar.

Aos poucos, o Ypiranga foi se colocando no jogo, tendo posse de bola e controlando as ações ofensivas do Esportivo, que passaram a se concentrar apenas em lances longos para Toni Jr. Reinaldo, aos 18 minutos, quase empatou. O Alviazul teve aos 34 minutos em chute de Nunes, uma grande chance, mas a bola passou perto da trave e não entrou. Até que aos 46 minutos, em jogada de paciência que atravessou da direita para esquerda, Jackson pegou a sobra da entrada da área e venceu o goleiro Jonatas: 1 a 1.

A etapa final, o Esportivo sofreu com o gramado encharcado e com a excelente marcação do time de Erechim, que apostou nos contra-ataques. E em um deles, aos 39 minutos, Jackson foi parado pelo zagueiro Douglão, que já tinha cartão amarelo, levou o segundo e foi expulso. Com espaços e aproveitando o desespero do Esportivo, o Ypiranga sacramentou a vitória e o título aos 46 minutos com Quirino, que por cobertura marcou o 2 a 1.