A sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) recebeu na tarde desta quinta-feira, 7 de novembro, o congresso técnico do Campeonato Gaúcho da Série A 2020. O Esportivo estará no grupo B ao lado do Grêmio e fará sua estreia fora de casa contra o São José

A competição terá dois turnos. O primeiro foi denominado com Taça Coronel Ewaldo Poeta, ex-dirigente do Farroupilha, de Pelotas. Já o segundo turno, ganhou nome de Francisco Novelleto Neto, em homenagem ao ex-presidente da FGF, o qual será substituído por Luciano Hocsman.

Os quatro melhores de cada turno se enfrentam em semifinal e final, ambos em jogos únicos. Caso a mesma equipe vença as duas taças se aclama campeã gaúcha.

Na primeira parte do torneio, os jogos são entre os mesmos grupos. Logo, na segunda, as partidas serão entre as chaves. O Gauchão distribuirá duas vagas para a Série D do Brasileirão já em 2020. Em termos de rebaixamento, os piores clubes na somatória geral, estarão na Divisão de Acesso em 2021. O

O Esportivo, que volta para à Série A está no Grupo B. De acordo tabela prévia, o Alviazul faz sua estreia fora de casa, em Porto Alegre, diante do São José. Na segunda rodada, na Montanha dos Vinhedos o adversário será o Aimoré. Logo depois, dois jogos fora de casa, com o Brasil, em Pelotas, e o Grêmio, na Arena. Para fechar o 1º turno, clássico da Serra com o Caxias, em Bento Gonçalves. A tabela do returno, ainda não foi divulgada pela FGF.

Grupo A: Internacional, Juventude, São Luiz, Pelotas, Novo Hamburgo, Ypiranga
Grupo B: Grêmio, São José, Caxias, Brasil, Aimoré, Esportivo