O Sub-17 do Esportivo saiu de uma quase eliminação para uma classificação heroica para as oitavas de final do Campeonato Gaúcho. O momento foi muito comemorado, no domingo, 1º de setembro, em São Valentim, pelos garotos e pela comissão técnica, justo na semana na qual o clube completou 100 anos de fundação.

Para avançar no estadual, o Esportivo sabia antes mesmo de entrar em campo que precisava de duas coisas. A primeira, cumprir sua obrigação que era de vencer o Estância Velha. A segunda, torcer para o Inter, em casa, superar o Oriente, seu adversário direto pela vaga. Para obter seu êxito, a promessa era que o Alviazul começasse o jogo na pressão em busca de um gol para dar tranquilidade. E criou boas oportunidades, mas pecava na hora da finalização.

Até que Emerson deu belo passe para Gomes, que tocou sem chances para o goleiro: 1 a 0 Esportivo. O jogo, então, ganhou em pegada nos dois lados. A arbitragem teve que intervir com cartões amarelos e com expulsões para tentar acalmar os ânimos acirrados, sobretudo por parte dos visitantes. O clima quente seguiu na etapa complementar. O Estância Velha, mesmo com as expulsões, foi em busca do empate, mas a defesa Alviazul garantiu a manutenção do magro 1 a 0.

Mas ainda faltava saber o resultado de Alvorada e assim que veio a notícia que o Inter fez 4 a 0 no Oriente, a comemoração iniciou. O Esportivo está nas oitavas de final do Gauchão.  O adversário, é o APAFUT, de Flores de Cunha.

Sub-15 goleia o Santa Cruz e segue no G-4
Quem não deu qualquer chance para uma zebra foi a garotada do Sub-15 do Esportivo. Em casa, a equipe recebeu o Santa Cruz e goleou por 6 a 0.  No primeiro tempo, o Alviazul, mesmo sendo superior, teve dificuldades para abrir o placar. Porém, conseguiu, em gol anotado por Henrique Ranzan.

Na etapa complementar, a goleada veio ao natural. Gustavo, em cobrança de pênalti, marcou o segundo. O próprio Gustavo ampliou na sequência para 3 a 0.  O quarto do Alviazul saiu dos pés e do oportunismo de Augusto. E a goleada foi consolidada para 6 a 0 com dois de Marco Antônio.

Com a vitória, o Esportivo alcançou os nove pontos em sete jogos disputados. A equipe permanece na 4ª posição, dentro da zona de classificação para as oitavas de final do estadual.  O próximo compromisso do Alviazul será no domingo, 8 de setembro, contra o Estância Velha, na casa do adversário e que ocupa da 3ª colocação com 10 pontos.

Foto: Kevin Sganzerla/Divulgação