A participação do Clube Esportivo na Copa Federação Gaúcha de Futebol 2021 foi confirmada pelo presidente Laudir Piccoli. Com a participação no torneio, o clube não vai disputar o Campeonato Estadual Sub-20. “Pelas questões operacionais e custo da competição como por exemplo testes de covid a cada partida, estamos no primeiro ano da sub-20 e queremos ter alguns jogadores da base com mais experiência para disputas futuras”, explicou o presidente a respeito da ausência no Campeonato Estadual da categoria sub-20.

Para a participação na Copa FGF, que será nomeada ‘Copa Dirceu Castro’, em homenagem ao ex-presidente do Cruzeiro-RS, vítima da Covid-19, o elenco deverá ser composto pela categoria sub-20, de forma a proporcionar uma maior rodagem ao elenco da categoria de base. O técnico do Esportivo na “copinha” será Márcio Ebert.

Além de garantir vaga na próxima Copa do Brasil, o campeão da FGF 2021 garante vaga também na disputa da próxima Recopa Gaúcha contra o atual campeão estadual, o Grêmio.

A última vez na qual o Esportivo participou da Copa Federação, foi ainda no ano de 2014.