Convidados reuniram-se na sede do Centro Empresarial para a festividade que também abre ações do centenário do clube


Há pouco mais de um mês, o Clube Esportivo Bento Gonçalves completou 99 anos de existência e atuação nos campos de futebol do Rio Grande do Sul. Em um evento realizado no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, já em contagem regressiva para o centenário, dirigentes, conselheiros e torcedores do alviazul reuniram discursos apaixonados e falas estratégicas acerca do futuro.

Um dos responsáveis pela organização do evento é o presidente do Conselho Deliberativo, Gilberto Durante. Ele destaca a importância de ações que retomem o apreço do povo local com o Esportivo, além de criar elos com a população que passou a residir em Bento Gonçalves nos últimos anos. “O Esportivo é um clube com muita história e que viu a transformação da cidade, a chegada de muitas pessoas de outros locais. Então é importante que a conexão do alviazul com a população seja intensificada”, avaliou.

Durante ainda explicou como foi feito o planejamento para o evento de festividade dos 99 anos e o vínculo com as comemorações e passos futuros. “É um momento muito importante porque é uma celebração de aniversário, mas que já dá início ao projeto dos 100 anos. Temos diversas frentes de trabalho, divididas em comissões que atuam fora de campo. Nesse cenário, esperamos ter bons resultados também dentro das quatro linhas para que possamos efetivamente comemorar o centenário dentro da primeira divisão do futebol gaúcho”, projetou o presidente do Conselho.

O jantar contou com grande presença de público que lotou o espaço que sediou a reunião. Além das pessoas ligadas ao Esportivo e à Capital do Vinho, também esteve presente o atual vice-presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, o que retifica a força do alviazul dentro do cenário do futebol no estado, ainda que a equipe esteja na Divisão de Acesso.

Ações para os próximos meses

O evento também serviu para apresentar diversas novidades que serão vistas pela comunidade bento-gonçalvense até outubro de 2019, mês no qual deverá ser lançado um livro alusivo aos 100 anos de história do Esportivo (a ser comemorado em agosto do próximo ano). Em parceria com Alceu Salve Souto — já responsável por outra peça literária sobre o alviazul —, a obra é fruto da pesquisa do jornalista Fabiano Mazzoti, que possui forte relação com o clube. “Assisti ao meu primeiro jogo do Esportivo no início dos anos 90, contra o Caxias, no Estádio da Montanha, joguei nas categorias de base, fui assessor de imprensa, acompanhei o time no confronto contra o Fluminense, no Maracanã, em 2005. Não existe distanciamento entre mim e o alviazul”, relembra Mazzoti.

Ainda segundo ele, há dificuldade em relembrar o passado no livro que ainda precisa de recursos para ser lançado. “Traduzir a história para o papel é difícil, é um grande trabalho de pesquisa em documentos e jornais, visto que muitas das fontes já não estão mais aqui. São muitos fatos e que vão muito além do resultado dentro do gramado”, adiciona.

Além da obra literária, também será lançada um uniforme especial. Uma camiseta “retrô” fará homenagem a fardamentos passados. Nela, será utilizado o primeiro distintivo da história do Esportivo — mais limpo, se comparado ao atual. O produto será comercializado.