Muitas pessoas que praticam esporte não necessariamente o fazem de maneira profissional, mas dedicam-se do mesmo jeito

No dia 15 de novembro é comemorado o Dia do Esporte Amador, para aqueles que dedicam tempo e disposição em uma prática esportiva na qual depositam esforço e suor. Para se encaixar nessa categoria, a pessoa deve realizar atividades físicas no cotidiano por pelo menos três vezes na semana durante 30 minutos, é o que informa a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até pode haver um regramento específico sobre isso, mas aqueles que gostam de um esporte e se dedicam a ele, não contam os minutos enquanto estão em quadra jogando, correndo e suando.

O esporte na rotina

Duas bento-gonçalvenses representam essa categoria de pessoas que possuem uma profissão determinada, família, responsabilidades e, mesmo assim, conseguem extrair um tempo da rotina para dedicar àquilo que amam.

Kellen Gambato, de 34 anos, trabalha com suporte técnico, mas possui uma relação de vida com o vôlei. Aos 12 anos, ela já jogava em quadra, participando do Bento Vôlei. A rotina de treinos era bastante puxada, o que acabava interferindo no rendimento escolar, por conta disso, ela decidiu se dedicar mais aos estudos.

Do mesmo jeito, o vôlei nunca ficou distante, ela segue com a atividade até hoje, participando de torneios e treinando sempre que pode. “No meio da rotina de ser mãe solo, trabalhar e malhar, nem sempre é fácil. Todavia, como gosto, sempre dou um jeitinho de treinar duas vezes por semana”, destaca.

Andressa Lotes, de 29 anos, é outro caso de uma mulher que profissionalmente é envolvida em algo, mas possui um lado esportista. No caso dela, o beach tennis é o que a faz brilhar os olhos, mas não foi sempre assim.

Inicialmente ela começou no futsal, através da família que era envolvida em diversos esportes. Porém, segundo Andressa, o esporte recebe pouco incentivo para o público feminino. Ela participou de torneios e campeonatos, mas há um ano e meio acabou trocando a bola por uma menor, junto de uma raquete. “Encaixar o esporte na rotina diária é a recompensa do dia”, brinca.

A recompensa da prática

Kellen, atualmente, está mais envolvida pelo vôlei de praia e vê que isso não é somente um momento de lazer ou distração, mas serve como um tempo para se dedicar, se doar por algo a mais, buscando evoluir. “Vôlei cria caráter, disciplina, te faz pensar no coletivo. Sinto que sou uma pessoa muito melhor por ter este esporte em minha vida”, comenta.

A Andressa também vê de forma semelhante. Para ela, a prática esportiva, além do lazer, ajuda com a concentração, realização de estratégias e melhorias no sono e outros aspectos físicos. “Ando muito animada com o beach tennis e pretendo me aperfeiçoar cada dia mais. Porém, profissionalmente me parece distante, por mais que meu olho brilhe ao falar sobre isso”, comenta