A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. Juntando essas modalidades um grupo formado por bailarinos criou o Baile da Primavera. Um espetáculo que irá reunir coreografia, figurino, música e é inspirada no famoso espetáculo O Quebra Nozes, que transcorre no século XIX, e tem como cenário a Europa Oriental. A verba do projeto veio por meio do Fundo Municipal de Cultura e 15 pessoas estão produzindo o trabalho que será apresentado em setembro na Casa das Artes.

O bailarino e coreógrafo, Cristian Bernich comenta que o grupo está trabalhando desde fevereiro na proposta. “Partimos do ballet O Quebra Nozes, especificamente da Valsa das Flores, para criarmos a apresentação. Serão exibidos, por bailarinos de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Farroupilha, passos de clássico e de contemporâneo”, salienta Bernich.

O coreógrafo enfatiza a importância dos ensaios semanais, para que o trabalho final seja impecável. Além disso, ele comenta que o público vai se surprender com a riqueza dos figurinos e dos detalhes da coreografia. “Provavelmente as pessoas além de querer, vão precisar assistir duas vezes para conseguir acompanhar tudo que estamos propondo em 1h. Está grandioso e eu, particularmente, me orgulho muito disso”, diz.

A ideia dos participantes do Baile da Primavera é reunir em um único espetáculo dança com ballet clássico e contemporâneo e teatro. “A maioria dos bailarinos nunca havia dançado contemporâneo, eles são de raízes do clássico. Então até pra muitos de nós essa apresentação será uma superação”, declara Bernich.

A emoção toma conta do coreógrafo quando questionado o que os bento-gonçalvenses podem esperar do espetáculo. Ele garante que visualmente será muito bonito, além de ter música clássica e neo-clássica. “É um número muito virtuoso e poético. Que vai levar o público à reflexão, à um mundo paralelo. Há um encanto em cada passo, em cada movimento, em cada nota musical e queremos realmente impressionar os convidados que estarão nos prestigiando”, finaliza Bernich.

Serviço:
Baile da Primavera
23, 24 e 25 de setembro, às 20h na Casa das Artes (R. Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto).
Entrada gratuita

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado 23 de julho de 2016.