Palestra contou com abordagem sobre Tabela de Fretes no Mercado

A repercussão da greve dos caminhoneiros e os rumos da política nacional que impactaram no frete em todo o país, não podiam ficar de fora da pauta no primeiro dia da 20ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transportes e Logística, que acontece em Bento Gonçalves (RS). Atuante no transporte rodoviário de cargas há 50 anos, o advogado e economista, Paulo Caleffi, junto do assessor técnico da NTC & Logística, Antônio Lauro Valdívia Neto, abriu o Congresso Técnico na Transposul – Feira e Congresso que acontece Fundaparque, em Bento Gonçalves.

O especialista provocou a plateia com o objetivo de identificar como a política influenciou negativamente no transporte, ocasionando falhas na legislação, bolhas no financiamentos e escassez de investimentos públicos. Além disso houve um diálogo tardio e mal conduzido, o que gerou a greve dos caminhoneiros. Em contraponto, apontou também como o setor de transporte pode influenciar positivamente citando a união em torno das entidades de classe. “Todos os que estão aqui tem de se unir em torno desses lideres (do transporte) que são os interlocutores dos caminhoneiros, das transportadoras, dos taxistas e dos ônibus. A cadeia é ampla e o debate interessa a todos que trabalham no setor, desde empresários até motoboy, borracheiro e mecânico”, completa.

No segundo momento, Lauro Valdívia apresentou dados do setor de transporte e explicou como é feita a tabela de indicadores de custo do frete. “É complicado publicar um a tabela de frete por terceiros porque o frete não envolve só os custos operacionais, na atividade do transporte. Corremos muito risco, do ponto de vista de segurança e acidentalidade e esses fatores precisam ser contemplados no preço do cliente”, explica.

O palestrante lembrou ainda que uma tabela de frete completa inclui a tabela de frete peso por faixa de km, por rota, taxa de despacho, GRIS, frete valor e generalidades.

A 20ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transportes e Logística ocorre entre 27 e 29 de junho no pavilhão E do Fundaparque, em Bento Gonçalves. Outras informações podem ser obtidas no site transposul.com.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Marlon Erthal