GRÊMIO – O Tricolor engatou mais uma vitória no Campeonato Brasileiro e confirma a candidatura ao título nacional. Além da principal liga, o Grêmio também se concentra para as quartas de final da Copa do Brasil, no meio de semana.
Na quinta-feira, 22, pela Série A do Campeonato Brasileiro, o Grêmio recebeu o Coritiba. Sem sequer cogitar a utilização de jogadores reservas a fim de poupar para a sequência de jogos importantes, Renato Gaúcho colocou o que melhor tinha à disposição.

Enfrentando o até então terceiro colocado na tabela de classificação, o Tricolor de Porto Alegre dominou o início do primeiro tempo, anotou um gol e passou a se defender. O marcador inicial da partida foi anotado por Pedro Rocha, após passe do atacante Luan. O gol de Pedro Rocha serviu também para acalmar os ânimos da torcida, que já passava a implicar com os erros de finalização do prata da casa.

A noite parecia ter um padrão bem definido: assistência de Luan e gol de um jogador contestado pela torcida. O 2×0 saiu nos pés de Fernandinho após belo passe de Luan. A partir daí, o Grêmio apenas administrou a vantagem.
Na coletiva de imprensa após a partida, o técnico Renato Gaúcho elogiou o resultado apesar de não ter sido uma grande atuação. “Não tivemos uma atuação de gala, mas jogamos bem. Claro que não tanto quanto nos outros jogos”, comentou.

A vitória sobre o Coritiba deixa o clube gaúcho nos calcanhares do Corinthians – que também anotou três pontos ao vencer o Bahia na 9ª rodada. Uma vitória na próxima rodada coloca o Grêmio na liderança, já que o jogo é justamente contra o clube pauslista.

A final antecipada, como a imprensa e torcida vêm tratando o jogo, promete lotar a Arena do Grêmio. São esperadas mais de 50 mil pessoas nas arquibancadas do estádio. Enquanto Renato Gaúcho ainda evita falar em poupar jogadores nas próximas partidas, Fábio Carille, técnico do Corinthians, afirmou que uma espécie de rodízio deverá ser utilizada nos próximos jogos. Mas pouco provável que seja no jogo contra o Tricolor.

O jogo acontece às 16h na Arena do Grêmio. Como apenas um ponto separa as duas equipes na tabela, quem vencer fica com a liderança do Brasileirão de forma isolada. O empate é favorável ao time carioca. Independente do resultado, nenhum dos dois times deixam as duas primeiras colocações da tabela.

Provável Grêmio de domingo tem Marcelo Grohe; Edilson, Thyere, Pedro Geromel e Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Luan e Pedro Rocha; Lucas Barrios. Técnico: Renato Gaúcho.

 

INTER – O Internacional funciona há algum tempo no melhor estilo panela de pressão. Mudanças são feitas a todo instante e pouco funcionam. E mesmo se há alguma mínima melhora, não agrada aos torcedores e diretoria. O ano de 2017 começou com o comando técnico de Antônio Carlos Zago, que foi demitido após 30 jogos disputados. Guto Ferreira chegou e com ele a responsabilidade de transformar um trabalho mediano do antecessor em bons resultados – como o que fazia no Bahia até o mês de junho.

Apesar da expectativa no potencial de Guto, o Internacional não decola em 2017. Os empates em sequência contra o América-MG (F), Santa Cruz (F) e Paraná (C) já expõem problemas no trabalho do novo treinador.

O mais novo tropeço contra os paranaenses na terça-feira, 20, fez com que os atletas saíssem de campo vaiados. E não foi só isso: torcedores protestaram arremessando as cadeiras das arquibancadas do Beira-Rio, evidenciando o clima de tensão na Avenida Padre Cacique.

Depois da partida, passou-se a especular sobre a possibilidade de problemas de relacionamento no vestiário colorado. Guto Ferreira tratou de negar e deixou explicado o real motivo do mau momento da coletiva de imprensa. “O problema é de desempenho. O resultado não está ocorrendo. Estou assumindo um erro, uma condição que não é a ideal. Você precisa administrar situações até ter uma equipe com equilíbrio e que dê respostas. Preciso achar 11. Ainda não perdi. Somamos pontos”, afirmou o técnico.

Os números do treinador confirmam o que ele afirma: não houve derrota ainda do Inter sob seu comando. Foram duas vitórias, quatro empates – com oito gols marcados cinco sofridos. A oportunidade de reabilitação para o Internacional começa fora de casa, contra o rival estadual, Brasil de Pelotas. O time da Zona Sul do Rio Grande bateu o até então invicto na Série B, Juventude. A vitória do Xavante aconteceu no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

O jogo entre Inter e Brasil promete lotar o Bento Freitas, em Pelotas. O time da capital ocupa a sexta posição e o Xavante a quinta, o que coloca mais pimenta no clássico regional.
Guto Ferreira segue com problemas para escalar o seu time. Ainda em recuperação por conta de lesão muscular, Victor Cuesta e William Pottker seguem de fora. Na coletiva de imprensa da sexta-feira, 23, Guto voltou a reclamar da falta de tempo de treinamento. Ele alega que só conseguiu treinar os titulares por 1h30min desde que chegou.

Provável Inter tem Danilo Fernandes; Fabinho, Danilo Silva, Klaus e Uendel; Edenilson, Rodrigo Dourado, Charles, D’alessandro, Eduardo Sasha; Brenner. Técnico Guto Ferreira.