Será finalizado na próxima terça-feira, 6, o Processo de Provimento Democrático de Direção das escolas municipais infantis, de ensino fundamental e médio de Bento Gonçalves, que possuírem, no mínimo, cinco professores efetivos lotados na instituição. Serão 31 as escolas que receberão o Processo. Outras 11 terão seus diretores e vices indicados por não possuírem os critérios necessários para a realização da votação.

O Provimento Democrático para escolher diretor e vice de cada escola já tem horário pré-definido pela Secretaria Municipal de Educação: nas EMI’s vai ocorrer das 10h às 18h; nas escolas com dois turnos será das 8h às 16h30; e nas escolas com três turnos, das 8h às 20h30.

Os candidatos que irão concorrer ao cargo de diretor ou vice precisam ser professores efetivos, que já terminaram o estágio probatório em pelo menos um concurso público, além de obrigatoriamente serem graduados em alguma licenciatura e estarem lotados na escola em que pretendem ocupar o cargo.

Dentre os eleitores que poderão votar encontram-se professores, funcionários efetivos e contratados em caráter temporário através de processo seletivo simplificado, lotados nas escolas em que acontecerá o Provimento Democrático, pais ou responsáveis legais pelos alunos, além de estudantes com 10 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2016 ou mais.

O Processo de Provimento Democrático iniciou no dia 14 de outubro, com a divulgação da nova Lei 6.059 de 1º de março de 2016 e do decreto 9.066 de 02 de março de 2016. A partir de então, formaram-se as comissões eleitorais nas escolas e cada candidato apresentou à comunidade escolar as propostas de direção que pretende desenvolver caso for escolhido.

Neste ano, a votação é por chapa, que deverá ser constituída por diretor e vice-diretor, diferente das edições anteriores. Os candidatos escolhidos vão exercer o cargo por três anos, a partir do dia 1º de janeiro de 2017. A posse das novas equipes diretivas está marcada para o dia 19 de dezembro, às 10h, no Salão Nobre da Prefeitura.