Duas escolas da rede municipal de ensino de Farroupilha tiveram de suspender as aulas presenciais após registros de surtos de covid-19. Os casos ocorreram nas escolas de Ensino Fundamental José Chesini e Maria Bez Chieli, ambas no interior do município.

Dois estabelecimentos de ensino da rede municipal de Farroupilha registraram surtos de covid-19 no início do ano letivo. Os casos confirmados foram nas escolas de Ensino Fundamental José Chesini, na localidade de Vila Rica, e Maria Bez Chieli, na Linha Caçador, ambas no terceiro distrito, no interior do município. Os surtos foram descobertos após uma professora apresentar sintomas, sendo orientada a se afastar da escola José Chesini, localizada em Vila Rica, no dia 22 de fevereiro. Após isso, outras duas funcionárias manifestaram os sintomas. As aulas foram suspensas por 14 dias.

Já na escola Maria Bez Chieli, outra professora foi afastada no dia 19 de fevereiro após apresentar sintomas da covid-19. Nos dias seguintes, outras duas servidoras também precisaram de licença médica. O local também precisou ser fechado durante 14 dias. Em ambas situações, os profissionais testaram positivo para o novo coronavírus.

Em publicação, o Sindicato dos Servidores Municipais de Farroupilha (Smuf) informou que a entidade solicitou o cumprimento das determinações protocolares da bandeira preta no modelo de Distanciamento Controlado. “A queda de braço entre prefeitos e Governo do Estado embaralha nossa rotina e deixa todos mais apreensivos, mas pedimos calma. O Sismuf tem mantido contato com a Administração Municipal no sentido de garantir que os protocolos de distanciamento sejam respeitados pela Administração”, afirma a nota.

O sindicato dos servidores ingressou com duas ações na Justiça que tratam desse assunto: uma para afastamento de servidores dos grupos de risco e outra para que seja priorizado o trabalho remoto.