A equipe Mestrandos, da Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara, venceu a 10ª edição do Rally Científico do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. As provas ocorreram na manhã de sábado, dia 29 de junho, e contaram com a participação 11 equipes de sete escolas da região. A competição contou com representantes de cinco municípios: Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi e Nova Prata.

Os integrantes da equipe Mestrandos alcançaram o primeiro lugar com a pontuação de 19.144; completaram o pódio a Escola Estadual de Ensino Médio São Roque, com a equipe Balbúrdia, que fez 19.048 pontos, alcançando a segunda posição, e a equipe Mestres Bárbaros, também da Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara, que obteve o terceiro lugar com 13.744 pontos.

A premiação no valor de R$ 1 mil é destinada à escola vencedora. Nesta edição, os recursos entregues à instituição de ensino devem ser direcionados à compra de livros e materiais escolares. Os alunos receberem ainda troféus e medalhas pelo desempenho.

Conforme a coordenadora do evento, professora Scheila de Avila e Silva, a competição envolveu 110 estudantes que foram desafiados em 12 provas – algumas previamente orientadas, mas a maior parte realizada no sábado pela manhã.

“As tarefas incluíram conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, desde artes a exatas. Também foram realizadas atividades com o objetivo social, como a arrecadação de doações a entidades dedicadas ao cuidado com os animais”, explicou Scheila. Ela destaca ainda que o evento possibilita um momento de descontração e aprendizado, valorizando o conhecimento científico de forma saudável.

Neste ano, o evento contou ainda com a participação das soberanas da Fenavinho. Em uma das tarefas, os estudantes tiveram que criar esquetes teatrais com referência à festa realizada em Bento Gonçalves. A corte foi responsável pela avaliação da prova.

Mestres preparados

“A gente teve uma preparação total para a conquista do título”, destacou a capitão da equipe Mestrandos Brenda Alves. Ao lado dos colegas de time Gustavo Klein e Vitor Marques, e da professora orientadora do grupo, Silvana Didone, a jovem destaca que a preparação, especialmente das tarefas previamente orientadas, exigiu um planejamento do grupo em relação aos horários. “Trabalhamos em horários alternativos aos de aula”, explicou.

Os integrantes da equipe Mestres Bárbaros, Julio César Miolo e Gabriel de Rossi, comemoravam a conquista do terceiro lugar ao lado da professora Carol Carvalho, docente de Física, e que orientou a participação do grupo. Julio César destacou que a preparação dos alunos ocorre desde o momento em que o evento é lançado e que o engajamento das turmas é o ponto principal para ir bem nas tarefas. O amigo Gabriel reforça a importância da dedicação e destaca que, no caso da equipe deles, a preparação foi intensa desde o lançamento das primeiras tarefas.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Claudia Velho