A Escola Municipal de Tempo Integral São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz completa um ano nesta sexta-feira, 9 de outubro. Voltada à formação de crianças de 1º ao 9º ano, em um período ampliado, a escola vai ao encontro dos ideais do programa estruturante de governo Cultura do Saber. Com o compromisso de desenvolver um processo educativo permanente que favoreça a formação integral do aluno, todas as atividades desenvolvidas no ambiente escolar primam pelo bem-estar, pelo estabelecimento e fortalecimento de vínculos afetivos e pelo aprimoramento de diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita).

Criada pelo Decreto nº 8.516, a EMTI tem capacidade para atender 300 alunos. Localizada na rua Arlindo Franklin Barbosa, 235, no bairro São Roque, sua estrutura contempla 16 salas de aula, 1 laboratório de informática, 1 laboratório de ciências, 1 biblioteca, espaço gastronômico, cozinha, lavanderia, depósito, auditório, quadra de esportes, playground e horta escolar. Possui, também, uma ala administrativa com secretaria, sala de direção, vice-direção, setor de supervisão escolar, setor de orientação educacional, sala de professores, sala de materiais e multimeios, sala de recursos.

A rotina escolar foi organizada de modo a envolver os alunos durante nove horas por dia, das 8h às 17h. Nesse período, são desempenhadas as atividades previstas pela Base de Ensino Nacional e ações complementares dentro de cada disciplina. Algumas delas são: brincadeiras literárias; aplicabilidade das disciplinas na sala de informática; produção textual; teatro; artes manuais; música; atividades poliesportivas; dança; recreação e ludicidade.

A diretora da escola, Maria Inês Accorsi, destaca que a equipe escolar busca a satisfação dos alunos, tornando prazeroso o período. “De nada adianta uma escola com uma proposta pedagógica diferenciada se aplicarmos a ela o modelo das escolas tradicionais. Se já é difícil manter uma criança na escola durante quatro horas, imagine nove. Buscamos inovar o tempo todo”, conta.

Para a secretária municipal de Educação, Iraci Vasques, a diversificação das atividades é o aspecto principal de uma rotina leve, apesar de a carga horária ser maior. “As dinâmicas educacionais podem ocorrer de forma flexível, possibilitando oportunidades de inovação e tempo adequado para as tarefas. É uma rotina menos regrada, mas de tamanha eficiência”, garante.

Em comemoração ao primeiro ano da escola, a equipe diretiva promove nesta semana uma série de atividades. Sessão de cinema, Dia de Guloseimas e a Festa de Aniversário, com distribuição de pipoca, algodão doce e sorvete, estão entre elas.

Informações: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura