Estamos ficando calejados diante das mazelas que a mídia nos serve de bandeja, diariamente. Até nos indignamos, mas nossa indignação é digerida junto às refeições e, daí a pouco, já nos concentramos em nossos próprios problemas, alheios ao que se passa ao redor. Isso é preocupante, porque a capacidade de emocionar-se é, entre outras coisas, o que diferencia o homem dos animais.

Na verdade, essa concha é uma proteção que nos impede de ficarmos “malucos beleza, com certeza”.,. Por outro lado, “controlando nossa maluquez”, perdemos a chance de mudarmos a História. Então, decidi que, para não perder a fé na humanidade, vou buscar o contraponto de cada fato escabroso, violento, amoral… veiculado pelos meios de comunicação. E já começo com a artilharia pesada das últimas semanas:

Câmara Federal aprova “bolsa esposa” e aumenta os salários e gratificações dos deputados, medida que vai causar um impacto de mais de 150 milhões por ano. Enquanto isso, o povo é convocado a apertar o cinto até o último furo. E, se for preciso, abrir um novo buraco. Em compensação – olha o contraponto – este mesmo país de tantas disparidades, acolhe uma libanesa fugida da guerra, provando que o Brasil ainda é o melhor lugar para se morar. Ressalta-se que o reencontro da mulher com a filha e irmã, que já residiam aqui há dois anos, é marcado por muita emoção…

Jovem universitário de São Paulo morre após ingerir trinta doses de vodca, numa festa de estudantes. Uma vida perdida, uma família destroçada… A notícia que se contrapõe vem dos Estados Unidos. Um menino com leve grau de autismo convida todos os coleguinhas de escola para sua festa de aniversário, mas ninguém comparece. A mãe desabafa em rede social. Meia hora depois, o aniversariante recebe trinta pessoas solidárias, entre crianças e adultos, e muitos presentes. É seu melhor aniversário. Entre lágrimas e sorrisos, a emoção corre solta…

A selvageria da torcida organizada do Panathinaikos, por ocasião do jogo contra o Olympiakos, espanta a Grécia, cujo governo suspende o futebol até segunda ordem. Em compensação, por estas bandas, colorados e gremistas sentam lado a lado, numa demonstração de civilidade, alegria e respeito. Um casal que, pela primeira vez, pode assistir a um Grenal de mãos dadas, não consegue esconder a emoção…

Por trás do roubo da Petrobrás, cujo valor gira em torno de 10 bilhões de reais, há uma lista guardada a sete chaves – até o momento em que escrevo esta crônica. Tudo indica que a tal lista, chamada de Petrolão, vai detonar muita gente de “bens”. Inclusive, suspeita-se que, se alguém gritar, durante as sessões legislativas e reuniões políticas, “pega ladrão”, as salas poderão ficar quase vazias. Agora a notícia boa. Foi veiculado no domingo que já está disponível no mercado pet, sorvete para cães, sem adição de açúcares, sem lactose e zero de gordura trans.
E a emoção? Bom, fiz o possível. Ao menos não se trata de alguma nova receita de pizza…