A equipe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Bento Gonçalves está realizando visitas de rotina às agroindústrias familiares do município cadastradas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar. Este trabalho está sendo desenvolvido juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura e a Vigilância Sanitária, já que o município também possui um programa específico para agroindústrias familiares, conhecido como “Selo Sabor de Bento”, criado com base no Programa Estadual de Agroindústria Familiar.

Entre os benefícios desta parceria destacam-se o auxílio na elaboração dos perfis das agroindústrias, bem como de projetos de crédito, sanitário e ambiental, formação de beneficiários em gestão agroindustrial, boas práticas de fabricação e tecnologia de processamento dos alimentos, elaboração de rótulos, apoio à comercialização e orientação sobre as legislações previdenciária, sanitária, tributária e ambiental. “O resultado deste trabalho permite a inclusão dos agricultores familiares no processo de agroindustrialização e comercialização da sua produção, de modo a agregar valor à matéria-prima, gerando renda e oportunidades de trabalho no meio rural e garantindo a melhoria das condições de vida das populações beneficiadas”, ressalta o tecnólogo em alimentos da Emater/RS-Ascar, Neiton Perufo.

Bento Gonçalves conta hoje com 14 agroindústrias que produzem alimentos à base de farináceos, sete de produtos à base de frutas, como doces e geleias, duas de suco de uva e uma agroindústria de destilados de cana de açúcar. “Este trabalho só vem a contribuir e aproximar cada vez mais a fiscalização sanitária, a extensão rural e as famílias rurais, valorizando, desta forma, os alimentos produzidos por essas famílias, que chegam à mesa do consumidor com qualidade e segurança”, conclui Perufo.