Muitas denúncias se fizeram presentes durante os últimos dias de 2022. Não para menos, afinal o preço cobrado pelos postos de combustível, pelo litro da gasolina, por exemplo, aumentou significativamente e sem motivos.

O Procon de Bento Gonçalves emitiu notas avisando ao consumidor que este tipo de conduta é crime e que denúncias podiam ser feitas pelos canais informados, inclusive em nossas redes. Após a nota, cerca de 14 postos, no município, foram investigados.

Porém, a mesma realidade se repete em diversos municípios, onde a gasolina comum chega a R$5,99, em uma rede de postos, em Veranópolis, cidade vizinha, por exemplo.

Tudo isto se deve à uma medida do ex-governo de Jair Bolsonaro, onde os impostos Federais sobre os combustíveis havia sido zerado. Porém, a medida valia até o dia 31 de dezembro de 2022, último sábado.

Diante disto, os valores poderiam sofrer alterações somente após a data, o que não aconteceu, visto que uma semana antes os preços já sofriam aumentos.

Como forma reparativa, na posse do atual Presidente, Lula, a medida de isenção de impostos Federais foi prorrogada, de 1 a 3 meses. Apesar desta medida, é inevitável o aumento, afinal as alíquotas de ICMS se dão através dos governos estaduais.

“Ainda leva um tempo, porque tem toda uma legislação que rege as estatais e vamos, então, fazer. ” – Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil.

Assim, espera-se que haja uma redução dos preços nas refinarias que seja suficiente para compensar as consequências da desoneração dos impostos federais.