Candidatos tem das 13h30 às 18h30 para responder 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática. As notas podem ser usadas para acesso ao Sisu e ao ProUni. Também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas

No domingo, 21, milhares de pessoas realizaram o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que visa avaliar os estudantes que estão concluindo o ensino médio. Amanhã, 28, ocorre a segunda e última prova desse ano. Por isso, a reportagem do Jornal Semanário conversou com alguns professores, para saber qual a análise sobre a primeira etapa e a expectativa para a segunda.

No primeiro dia, os alunos responderam 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 de ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, que todos os anos costuma gerar debate sobre a expectativa a respeito do tema. Este ano, os candidatos precisaram escrever sobre: “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

O professor da disciplina de Linguagens, do Colégio Mutirão de Bento Gonçalves, Patryk Galvan, gostou do tema escolhido, principalmente pela relevância. “O acesso à dignidade e à garantia de cidadania é de suma importância para todos os indivíduos. Mesmo que emitir a certidão de nascimento seja gratuito em nosso país, os índices mostram que um grande número de pessoas não consegue ter esse documento. Isso se deve a diversas questões sociopolíticas, desde a marginalização e falta de conhecimento, até negligência dos governos”, pontua.

Galvan destaca que a temática proposta pelo Enem foi uma grande oportunidade de dar voz as pessoas que constantemente são silenciadas na sociedade e que não conseguem usufruir dos direitos básicos de todo cidadão. “Como acesso à escola, serviços de saúde e empregos formais”, exemplifica.

Questionado se os alunos estavam preparados para discorrer sobre o assunto, o professor responde que a prova sempre aborda uma problemática social que não está sendo tão falada nas mídias, mas que tem importância.

Galvan acrescenta que dias antes do exame é comum ter muitas especulações sobre o tema, mas raras são as vezes que acertam. “Porém, nossos alunos do Colégio Mutirão fizeram um simulado do nosso parceiro educacional SAS, no qual a temática da redação cobrada era extremamente parecida, então eles estavam bastante lúcidos sobre a abordagem, com repertório pronto e propostas de intervenção bem definidas”, salienta.

Alunos do Colégio Mutirão realizaram diversos simulados de preparação para o Enem durante o ano

Sobre a avaliação como um todo, o profissional afirma que o primeiro dia ficou dentro das perspectivas. Entretanto, houve surpresas. “Pela ótica de professor e estudioso da prova em si, a diferença no número de questões de cada competência na prova de Linguagens me surpreendeu, pois ela costumava seguir um padrão com poucas variações. Sob a ótica do aluno, talvez a complexidade de alguns textos abordados possa ter sido um obstáculo, mas nada tão urgente a ser considerado”, analisa.

Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias

Amanhã, os candidatos devem responder questões sobre matemática e suas tecnologias. Por isso, a professora de matemática no Ensino Médio do Colégio Mutirão, Amanda Cristina Siqueira, acredita que, com base nos últimos exames, serão abordados vários conceitos básicos da disciplina. “Como regra de três simples e composta, porcentagem, razão e proporção. Os problemas de contagem que recorrem a análise combinatória também devem aparecer”, alerta.

 Além disso, a professora salienta que é importante que os alunos leiam os enunciados com muita atenção, além de avaliarem as restrições ou condições que os problemas impõem. “A leitura e interpretação é fundamental para a resolução dos exercícios. O Enem também costuma abordar questões de estatística e probabilidade, geometria plana e espacial, assim como o comportamento de algumas funções, o que torna a prova de matemática bem extensa e trabalhosa”, pontua.

Outra dica da profissional é que os candidatos tirem o sábado para relaxar. “Para os alunos que estudaram durante o ano, resolveram as últimas provas, buscaram tirar suas dúvidas com seus professores e se prepararam para ler, interpretar e resolver questões, o domingo será cansativo, mas recompensador. Sugiro que descansem no sábado, para que encerrem o segundo dia de provas com sucesso”, sugere.

Em relação a Ciências da Natureza, a professora de física, Camila Paese, aponta qual a expectativa para questões dessa área. “Com base nas provas aplicadas nos últimos anos, acredito que exigirá bastante do aluno conhecimentos relativos as disciplinas, no entanto tal abordagem não costuma ser aprofundada, dando espaço a resolução por meio da interpretação do problema, mas para isso esperamos que as questões estejam consistentes e bem estruturadas”, afirma.

O que dizem os candidatos

Eduardo Sartori Tasca, 18 anos, está fazendo o Enem pela primeira vez como candidato. Já havia realizado a prova outras duas vezes como treineiro. Para o jovem, o primeiro dia foi muito cansativo. “A prova de Linguagens estava muito mais extensa que o normal, com a presença de muitos textos com vocabulário difícil e poucas imagens. A prova de humanas foi tranquila para mim, acho que tive um desempenho bom, mesmo não sendo muito conteudista”, conta.

Em relação a redação, Tasca afirma que não sentiu dificuldades em escrever. “Foi um tema que me pegou de surpresa, porque não é um assunto muito fácil de falar e por ser muito amplo é fácil a fuga, mas acho que obtive um desempenho bom também, até porque foi possível citar bastante contexto histórico e dados estatísticos”, assegura.

Para a avaliação de amanhã, o estudante espera que a prova seja mais conteudista. “Tenho facilidade com perguntas diretas e não muito longas e interpretativas, espero que eu tire uma boa nota em matemática porque é a matéria que possui maior peso depois da redação, para todos os cursos, então espero me sair bem. Já na área de Ciências da Natureza tenho a esperança de cair mais perguntar teóricas, principalmente no ramo da física e da química, tomando como referência o primeiro dia de provas”, conclui.

Brianne Montagna, 18 anos, também candidata, achou a primeira prova um pouco complexa. “Achei um pouco difícil, até mesmo o assunto da redação, senti um pouco de dificuldade para escrever sobre o tema”, conta.

Porém, a jovem, que pretende cursar Educação Física, tem boas expectativas para o exame desse domingo. “Vou me preparar melhor, estudar, pois me dou melhor nas exatas. Quero ir bem e poder alcançar meu objetivo”, finaliza.

Confira abaixo o cronograma