Iniciativa do Grupo de Humanização da instituição e da Parceiros Voluntários do município destacou profissionais que despendem seu tempo em prol do voluntariado

O ato de voluntariar merece reconhecimento – especialmente para que seja cada vez mais replicado e propagado em favor da sociedade. Por esse motivo, o Grupo de Humanização do Hospital Tacchini e a Parceiros Voluntários realizaram o 1º Encontro de Voluntários. A programação ocorreu no dia 21 de julho e teve homenagem aos colaboradores que atuam no hospital desde 2015, por meio da ONG.

Mobilizados pelo tema ‘O Bem faz muito Bem para a saúde’, cerca de 20 voluntários participaram da programação, que teve atividades lúdicas, vídeos e palestras motivacionais. Muitos voluntários relataram sua experiência em servir ao próximo. Quem participa garante que o ambiente se torna mais leve, mais alegre. Assim, todos contribuem para diminuir o stress das equipes profissionais e, com a interatividade, ajudam a reduzir as dificuldades encontradas pelos pacientes durante o tratamento.

Exemplo disso é a voluntária Ivone Ambrosi, que atua desde o início no grupo. “O que se recebe de retorno é muito grande. Só temos coisas boas para falar, pois fazer humanização é importante para todos, mas é ainda mais satisfatório para quem faz do que para quem recebe”, conta. Ivone atua na UTI, tanto na pediátrica quanto na adulta. Junto das visitas – feitas semanalmente, há a iniciativa do ‘Correio da Esperança’, onde os familiares escrevem uma carta aos pacientes e os voluntários leem próximo ao leito das pessoas hospitalizadas. “Nós somos uma ponte entre a família e o paciente”, completa.

A vice-coordenadora do Grupo de Humanização, Silvana Borsato, celebra a realização do evento. “Esse é um momento de confraternização e trocas de experiências sobre as atividades e também para homenagear as pessoas que fazem a diferença na vida de pacientes e funcionários do Hospital Tacchini”, comenta.

Sobre o Grupo de Humanização

Há 12 anos, o Grupo de Humanização do Hospital Tacchini foi criado com o objetivo de tornar o atendimento cada vez mais humano, por meio de atividades que levam esperança e alegria aos pacientes. A iniciativa surgiu após o Ministério da Saúde criar o Programa Nacional de Humanização dos Serviços de Saúde, em 2006. Na instituição, as ações acontecem nas UTI’s Neonatal e Pediátrica, na ala Pediátrica, Setor de Psiquiatria e Instituto do Câncer, envolvendo médicos e demais profissionais, tanto da área administrativa quanto assistencial e de apoio. Dessa forma, em todas as datas importantes do ano, é comum ver os colaboradores e voluntários fantasiados e interagindo com o público. Atualmente, o grupo atua sob a coordenação de Marieni Pizzatto e Silvana Borsato.

Saiba mais sobre a Parceiros Voluntários

A Parceiros Voluntários é uma ONG implantada no município há quase 18 anos, mantida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves. Os interessados em participar – sejam pessoas físicas ou jurídicas – podem escolher ações que estiverem relacionadas às suas habilidades e que, ao mesmo tempo, proporcionem bem-estar. As ações variam conforme o interesse de cada instituição ou indivíduo. A Parceiros intermedia seus voluntários em ações que beneficiem entidades carentes do município. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 2105-1999.

Fonte e Foto: Exata Comunicação