Este ano, a iniciativa contemplou cerca de 720 alunos com temáticas voltadas à era digital

Voltada para a Tecnologia na Educação, de 13 a 17 de agosto, a Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC) e a Secretaria de Educação encerraram mais uma edição da Semana da Informática. A sexta edição contemplou cerca de 720 alunos, de 10 a 14 anos de idade, de sete escolas da rede municipal de ensino.

Durante a programação, foram tratados dez temas, entre palestras e oficinas: Comportamento na era digital; Computação em nuvem versus trabalhos escolares; Como aprender com o Scratch; Oportunidades de educação à distância; Pesquisas na internet; Inteligência Artificial; Bullying; Tecnologia aliada na aprendizagem; Aprendendo com jogos e partes físicas do computador (oficinas); e Metodologias de memorização.

Os encontros ocorreram nas escolas Santa Helena, Maria Benini, Agostino Brum, Anselmo Luigi Piccoli, Princesa Isabel, Noely Clemente de Rossi e Escola de Tempo Integral São Roque, nos turnos da manhã e tarde.

A Semana da Informática ocorre anualmente desde 2013. O objetivo é proporcionar aos alunos das escolas municipais a reflexão sobre os diferentes recursos tecnológicos inseridos no cotidiano atual, as possibilidades para o estudo e mercado de trabalho e a responsabilidade que o uso dessas tecnologias exigem.

A 6ª edição contou com o apoio da Faculdade Cenecista (CNEC), Faculdade de Tecnologia (UniFTEC), Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Divulgação/ CTEC