O emprego representa para os seres humanos, num primeiro momento, a sobrevivência e a realização profissional e pessoal. Ter um bom emprego com uma boa remuneração é um orgulho a todos nós.

Evolução do Emprego

Ao longo dos tempos o emprego foi evoluindo, nos proporcionando grandes oportunidades. Atualmente estamos passando por momentos de mudanças profundas por causa da pandemia, ganhando destaque o trabalho em HOME OFFICE, ou seja, trabalhar em casa. Para muitas profissões e funções tornou-se perfeitamente possível, porém outras não.

Tendências na Região

A Região da Serra Gaúcha desenvolveu-se economicamente baseada na Indústria, criando uma cultura de seus colaboradores não trabalharem nos finais de semana, contrariando outras atividades, a exemplo de empresas prestadoras de serviços, como o turismo, que necessita dessa mão-de-obra. Aqui em Bento Gonçalves, temos o Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Vale do Rio das Antas, Estrada do Sabor, etc., que estão proporcionando grandes oportunidades de emprego e renda em restaurantes, hotéis, vinícolas, pousadas, parques, vinhedos, agroindústrias, artesanato, que exigem mão-de-obra qualificada e treinada para trabalhar nos finais de semana.

Finais de Semana

Neste sentido o setor depara-se com a falta de mão-de-obra qualificada para trabalhar nos empreendimentos porque profissionais resistem em trabalhar nos finais de semana. Vejam só, na qualidade de Consultor temos feito inúmeras entrevistas para selecionar pessoas para trabalharem nestes locais. Apesar da boa remuneração a resistência é grande. Justificativa dos entrevistados: “nos finais de semana prefiro estar com a família”; “os pais do meu namorado moram em outra cidade. Uma vez por mês vamos para lá”; “nos finais de semana prefiro meu joguinho de futebol”; etc… Precisamos tomar consciência – empreendedores e população – porque estamos vivendo um novo momento devido a pandemia, assim mesmo, existem inúmeras oportunidades disponíveis. Compete aos empreendedores, através de suas entidades representativas a missão de treinar e preparar seus futuros colaboradores. E as pessoas que buscam um emprego deverão ter consciência que as oportunidades existem, mas é necessário mudar conceitos e paradigmas, porque trabalhar nos finais de semana é uma ótima oportunidade de excelentes ganhos.

Pontos turísticos

Citamos no texto acima alguns pontos turísticos da região. Por termos uma ligação pessoal e profissional com o Vale dos Vinhedos vamos destacar alguns aspectos. O Vale está lindo com suas cores do outono, com os parreirais trocando de cor, passando do verde para o roxo e cinza. Os plátanos amarelando, os caquis avermelhando contrastando com as flores da estação. E uma ótima sugestão para apreciar o que a natureza nos proporciona no local, porém, existem locais que precisam de atenção das nossas autoridades, a exemplo do mato que tomou conta do acostamento da Rodovia ERS 444, sem falar do asfalto cheio de buracos. Quem sabe prefeito Diogo Siqueira de Bento, e prefeito Adenir Dallé de Monte Belo, se unam e encontrem uma solução para resolver essa situação. Acreditamos que o turista quer levar uma boa impressão do Vale dos Vinhedos!