Mudanças no setor turístico-gastronômico são explicadas pelo gerente de um dos mais conceituados restaurantes do país

Se de um lado, o dinheiro ficou mais curto para o brasileiro, do outro, os empresários precisaram seguir à risca a cartilha da austeridade econômica, para minimizar os efeitos que a crise causou ao longo dos últimos anos. Em todos os setores que movimentam a economia do país, a queda nos índices de faturamento pôde ser notada. Em Bento Gonçalves não foi diferente: foi preciso refletir e usar a criatividade para que os índices permanecessem no azul ou ficassem empatados, sem gerar prejuízo.

De acordo com o empresário Emiliano Castaman, desde 2014, após a Copa do Mundo no Brasil, problemas nos setores político e econômico obrigaram as empresas a retraírem seus investimentos, enxugar a máquina para equilibrar as contas. A violenta retração econômica permaneceu nos anos de 2015 e 2016. “As empresas enfrentaram sérias dificuldades, o turismo e os negócios, também recuaram”, explica. Segundo Castaman, somente no ano passado é que a situação foi estabilizada e, a partir do segundo semestre os resultados positivos voltaram a aparecer. “Chegamos a estaca zero. Agora, precisamos crescer. E é isso que percebemos nos dois primeiros meses do ano. Há uma movimentação diferente, mais otimista”, garante.

Alternativas para sair da crise

Grupo possui 12 empreendimentos espalhados por RS, SC e SP. Foto Reprodução

Com o objetivo de buscar meios para enfrentar o problema que afetou o país, as empresas precisaram buscar alternativas, no intuito de aproximar o seu cliente, garantir as vendas e entender o que o consumidor deseja. “Se ele não quer pagar por algo que não vai consumir por inteiro, vamos oferecer o que ele quer. Não vamos deixar de fazer a venda, porque se a situação mudar, com certeza, o cliente não vai esquecer-se da nossa marca. Percebe-se que todo mundo está nesse caminho”, pontua Castaman.

Segundo o empresário, a complicada situação da economia nos últimos anos obrigou os empresários de diversos ramos a pensar em novos nichos e propostas para garantir as vendas e, posteriormente, seus clientes. “A crise nos tirou da zona de conforto e nos fez buscar alternativas”, enfatiza. Castaman dá o exemplo da Casa Di Paolo, que precisou desenvolver um produto mais barato, a fim de adequar-se às novas exigências do consumidor. “É preciso adaptar-se a realidade. É nosso dever atender bem o cliente. Se a gente não conseguir oferecer um serviço de qualidade, a perda é toda da empresa”, garante.

Fluxo turístico

Considerado como positivo no ano passado, o fluxo turístico em Bento Gonçalves deve continuar crescendo em 2018. Na visão de Castaman, o mercado mudou o perfil do cliente que visita a região e para o setor de gastronomia, a mudança é considerada positiva. Entre as alterações realizadas no empreendimento, Castaman destaca os novos horários de atendimento aos finais de semana. De acordo com o empresário, para dar resultados positivos, a equipe de profissionais precisou entender a ideia para que depois fosse colocada em prática. “Para alterar o horário de atendimento, tivemos que trabalhar com os funcionários, para que entendessem a importância de mudar, principalmente, por estarmos em uma região que vive do turismo. Por isso, o novo horário é um diferencial que já começa a chamar a atenção do público visitante e também dos empreendimentos turísticos de Bento e região. Notamos isso diariamente”, garante.

Expectativas

Se os números do governo se confirmarem, com a elevação do crescimento da economia e a melhora nos índices de renda da população, o ramo do turismo também será beneficiado, e, consequentemente, o setor gastronômico sentirá os efeitos positivos em 2018. Para que o crescimento seja visível, Castaman acredita que qualquer empreendimento deve capacitar o seu corpo de colaboradores. “Precisamos ter profissionais capacitados para continuar oferecendo um produto de qualidade. Há concorrência e, para permanecer no mercado, temos que estar entre os melhores”, afirma.

Eventos simultâneos são a novidade

Com 12 restaurantes espalhados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, a Casa Di Paolo, atenta às mudanças do mercado, buscou ampliar a oferta de serviços. Além do espaço gastronômico, a casa, em Bento Gonçalves, promove no dia 8 de março, um evento específico para homenagear as mulheres. “Buscamos uma profissional do mercado, com conhecimento específico, que apresentou alternativas e novidades para o nosso empreendimento. Estamos nos aproximando de outros públicos para mostrar a estrutura que a Casa Di Paolo tem a oferecer. Será um momento de descontração, sorteio de brindes e integração entre todas presentes. A procura foi tão grande que já estamos com todos os convites vendidos. Com certeza, será um sucesso. E, em breve, teremos novas promoções”, garante.