Após participação em concurso abordando a vida e obra do dramaturgo e escritor inglês, escola celebra conquista

Não basta apenas participar. É preciso encarnar, literalmente, o personagem principal dessa história. E foi assim com alunos da Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline, de Bento Gonçalves, que na quarta-feira, 13, receberam os prêmios, oriundos da segunda colocação no Concurso Shakespeare Lives, que premia escolas pelo mundo, que realizaram projetos pelos 400 anos da morte do dramaturgo inglês. Para direção, professores e alunos, a condecoração é fruto de muito trabalho e empenho de todos os envolvidos no projeto que foi desenvolvido ao longo do ano de 2016.

Professores, alunos e convidados prestigiaram o evento. Foto: Jose Martim Estefanon/Divulgação

Segundo a diretora do educandário, Marines Tumelero, foram mais de 400 alunos que estiveram respirando a obra do dramaturgo inglês “Ter recebido este prêmio de uma instituição internacional como o da Britsh Council, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, de uma educação pública de qualidade”, afirma. Conforme Marinês, além dos materiais destinados à escola, as premiações que cada aluno envolvido no concurso recebeu, também foram deixadas no educandário. “Por iniciativa própria, nossos estudantes decidiram doar todos os prêmios que receberam para a Alfredo Aveline. Com certeza, muito irão contribuir para a qualidade do ensino que aqui desenvolvemos”, garante.

Após a divulgação do resultado, a escola recebeu o valor de R$ 3,1 mil, que só poderiam ser investidos na compra de materiais pedagógicos, livros e audiovisual e que foram escolhidos através de sugestões dos professores e alunos envolvidos no projeto. Finalizando a cerimônia, foi descerrada uma placa para marcar a conquista do educandário.

Concurso retrata legado do dramaturgo

A British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais que promove a cooperação entre os países que o integram e o Brasil nas áreas de língua inglesa, artes, esportes e educação.

A EMEM Alfredo Aveline trabalhou as obras do autor juntamente com o corpo escolar que realizaram, de forma interdisciplinar, atividades como teatro, declamações de poesias, leituras, entre outras atividades, que demonstraram a força e a importância de sua obra em várias áreas do conhecimento humano.

O projeto “Pelos meandros de Shakespeare” foi coordenado pelos professores Adriana Debiasi, Carlos Soares, Cláudia Rizzardo, Daniela Montipó, Eliana Passarin, Rejane Carbonera, Rosemari Benatti, Roberta Segatto, Jaqueline Mayer, Silvana Montipó e Vanessa Bones, além dos alunos inscritos oficialmente no concurso, Gabriel Giusti Tramontina, Gabriela Sandrin Tomasi, Raiane Jacqueline Conci, Lilina Beal da Silva, Marcell Argenti de Oliveira.

Entre os trabalhos apresentados pelo educandário de Bento Gonçalves está a realização de um filme, intitulado “Racional”.