A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), Tancredo de Almeida Neves celebra, nesta semana, 42 anos de fundação. O educandário, localizado no bairro São João, que deu início as suas atividades nas dependências de uma casa, atualmente conta com 480 alunos que vão desde a Educação Infantil até o nono ano do Ensino Fundamental. Cerca de 60 profissionais, entre professores e funcionários são responsáveis pelo desenvolvimento de crianças e adolescentes que frequentam o local todos os dias.

Para celebrar a data tão especial, desde a terça-feira, 12, uma série de atividades estão previstas no educandário. No primeiro dia de comemorações, ocorreram apresentações musicais dos Jardins A e B com a canção “É tão bom”, que fala sobre os benefícios do aprendizado, momento cívico com os Hinos do Brasil e da Escola, além da distribuição de bolo durante a hora do lanche.

Há 15 anos trabalhando como auxiliar de biblioteca da EMEF, Cristina Teixeira relata a evolução do espaço ao longo de pouco mais de uma década. “De uma hora para outra o bairro foi evoluindo, evoluindo, e a escola também. Tivemos obras como o fechamento do ginásio (antes era aberto), a inauguração da sala de computação e melhorias na biblioteca que são fatos que me marcaram durante esse meu período de trabalho”, explica.

A diretora da escola, Greice Gabbardo Barbosa, que está a frente desde 2022, ressalta a importância da instituição na formação de cidadãos bento-gonçalvenses ao longo de mais de quadro décadas dedicadas ao ensino. “Celebramos nestes 42 anos não apenas o aniversário da nossa escola, mas também o aniversário de grandes sonhos realizados, de conhecimentos compartilhados e laços que se fortaleceram ao longo desta trajetória. A equipe escolar, busca incessantemente a excelência na formação dos educandos, com organização, amor e respeito”, observa.

Carolina Vitória, mora no Caminhos da Eulália, e está no 6ª Ano. Ela estuda desde o Jardim na EMEF Tancredo e tem o desejo de ser cientista forense. Para ela, a escola, a grande quantidade de atividades auxilia no fortalecimento do conhecimento. “A escola é muito boa, tem bastante atividades, espaço grande, as professoras ensinam bem. Eu aprendo bastante aqui”, revela.

Larissa Teixeira estuda desde o Jardim A e está completando o 9º ano. Neste ano, vai receber uma condecoração da OBMEP. Para ela, a escola Tancredo marcou sua história porque a maioria das coisas que aprendi foi aqui. “Aprendi a fazer tudo na minha vida aqui. Depois que eu sair, desejo que a escola cresça mais”, espera.

Sobre a EMEF Tancredo de Almeida Neves

Sua trajetória iniciou na mesma Rua, Santos Dumont, nas dependências da casa de Ismael Invernizzi, sob a denominação de Escola Municipal São Vendelino, anexada à EMEF Ernesto Dornelles. Em 1985, a Escola transferiu-se para as dependências atuais e teve a sua inauguração no dia 20 de julho sob a denominação de EMEF Dr. Tancredo Neves

No dia 10 de março de 1982, na Rua Santos Dumont, s/nº, nas dependências da casa de Ismael Invernizzi, Bento Gonçalves inaugurou a EMEF Dr. Tancredo de Almeida Neves com a missão de atender a comunidade do São João e de bairros vizinhos. Em 1985, o educandário foi transferido para o atual prédio localizado na mesma rua, número 10. Na ocasião teve como primeira diretora Ivana Maria da Silva Machado. Desde então, o prédio tem passado por diversas melhorias físicas e pedagógicas que possam oferecer um ensino de qualidade.

Foto: Jose Martim Estefanon / Reprodução