A procura por vagas surpreendeu a equipe organizadora que já abriu uma lista de espera e está organizando uma segunda turma para os interessados

Apenas 12 horas, ou 720 minutos. Esse foi o tempo necessário para que as 100 vagas disponíveis para o primeiro Curso Virtual de Elaboração de Vinhos e Suco de Uva da Embrapa Uva e Vinho fossem preenchidas. Tradicionalmente, durante a safra de uva, a Empresa de Pesquisa recebe interessados de todo o Brasil em aprender a arte da elaboração de vinhos e suco de uva em seu tradicional ‘Curso de Vinhos’. Este ano, em função da pandemia, a equipe planejou um formato totalmente diferente e lançou o curso no E-Campo, a vitrine de capacitações online da Embrapa. O curso marca a estreia da Embrapa Uva e Vinho na Plataforma, na qual as possibilidades de multiplicação de informações e conhecimentos é potencializada.

A procura surpreendeu a equipe organizadora, que imediatamente abriu uma lista de espera e já está organizando uma segunda turma para os interessados. “Ao longo de todo o ano, as pessoas entram em contato para saber sobre o curso que tradicionalmente realizamos durante a safra da uva. O público é bem variado, desde produtores e técnicos que já têm algum conhecimento até leigos, curiosos que se interessam pelo vinho, mas não têm relação direta com o setor vitivinícola”, comenta Rodrigo Monteiro, supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho.

Ele conta que imaginava que com o formato virtual a abrangência aumentaria, mas que a repercussão foi muito maior do que se esperava. “Optamos por fazer a divulgação por mensagem, para os cidadãos já cadastrados em nosso sistema, e em poucas horas tivemos que abrir uma lista de espera para uma nova turma”, comemora ele. De fato, um dos reflexos da pandemia foi o fortalecimento da Educação à Distância, abrindo a possibilidade de as pessoas se capacitarem em temas que antes não estavam tão acessíveis. “A pandemia aumentou o consumo e também o interesse por vinhos e espumantes e com certeza isso também refletiu nas inscrições”, avalia.

Sobre o Curso

O Curso Virtual de Elaboração de Vinhos e Suco de Uva está dividido em três módulos: Vitivinicultura geral, Processos de elaboração de vinhos e Processos de elaboração de suco de uva, que serão apresentados pelo pesquisador Giuliano Elias Pereira e pelo enólogo João Carlos Taffarel, da Embrapa Uva e Vinho. Com 15 horas de duração, o curso está programado para ser realizado com aulas online (textos, vídeos e exercícios) e interação com os instrutores, por meio de chats e lives. Toda a atividade será conduzida no Ambiente Virtual da Embrapa, onde ficarão disponíveis todos os materiais do curso.


As inscrições para a primeira turma já estão esgotadas, mas os interessados em participar das próximas turmas podem garantir a sua vaga clicando aqui. O custo da atividade é de R$ 150,00. Informações adicionais podem ser obtidas em: [email protected] ou no WhatsApp: (54) 3455-8082.
Para conhecer mais cursos online da Embrapa acesse o site.

Serviço:

Curso de Elaboração de Vinhos e Suco de Uva
Inscrição
:  https://www.embrapa.br/e-campo/elaboracao-de-vinhos-e-suco-de-uva
Carga horária: 15 horas
Período de realização: a primeira turma acontecerá de 08/02 a 26/02/2021. As datas das próximas turmas ainda serão definidas.
Modalidade: Curso online – A formação será alcançada com o cumprimento das 15 horas/aula. Adicionalmente, será oferecida oportunidade de atividades práticas na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, em data a ser agendada até 2022 conforme evolução do cenário da pandemia de Covid-19.
Investimento: R$ 150,00
Mais Informações: [email protected] ou WhatsApp (54) 3455-8082

Foto: reprodução www.marianakalil.com.br